quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reflexão solicitada para Fundamentos Filosóficos da Educação - Prof. Claudia

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Que tipo de educação esperamos de encontro a nossa realidade na sociedade? Nós mesmos temos a resposta! No mundo capitalista em que vivemos, valorizamos demasiadamente nosso trabalho, afinal é dele que provem nosso sustento, homens e mulheres cada vez mais se lançam ao mercado de trabalho, saindo cedo, muito cedo de suas casas e retornando tarde, muito tarde, formando um ciclo que nunca para. Tempo é dinheiro, então precisamos correr. Toda essa dedicação ao trabalho, nos alerta a total falta de dedicação para conosco. Esquecemos de nós mesmos, e pior, daqueles que geramos nossos herdeiros.
É nossa a missão de valorizar a vida, a nossa e a de nossos semelhantes. Pensar em uma nova sociedade é necessariamente pensar em uma nova educação, afinal a evolução baseia-se na educação, precisamos de professores que mostrem uma mente aberta para que aconteça o aprendizado, que seja feita a promoção da socialização, mas isso não basta, não é somente isso, mesmo que a educação busque constantemente a liberdade e a autonomia, só teremos resultados se as famílias fizerem sua parte, antes e durante o processo do alunado nas escolas. É importante ressaltar, a situação atual de nossa sociedade, não é governo, não é educação, não é segurança, cada um possui sim sua parcela de “culpa”, mas a reflexão deve ser no sentido de o que será que aconteceu com o mundo? Perderam-se os valores, perderam-se as identidades familiares.
Uma vez restabelecido os lares, a educação com certeza conseguira fazer a sua parte, temos muitos profissionais na educação motivados para isso. Cada um fazendo o seu papel, dentro de casa, com cultura e tradição, teremos o reflexo na escola de pessoas abertas a novos conhecimentos e aprenderes, logo um cidadão atuante e pensante em beneficio do outro na sociedade.


BIBLIOGRAFIA
• DEWEY, John. (1971). Vida e Educação. São Paulo, Edições Melhoramento.

• DURKHEIM, Emile. (1973). Educação e Sociologia. São Paulo, Editorial Scipione.

• ALBERTO NOÉ. A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Disponível em: www.ufba.br/~pretto/textos/sbpc2000.htm. Acesso em: 21/03/2010

domingo, 13 de junho de 2010

POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL


Sensacional esse curso, nesta aula de orientação e mobilidade que tivemos pudemos sentir atraves da prática como é passear na avenida privados da visão.





sábado, 12 de junho de 2010

Estágio Centro Educação Infantil Sonho Mágico

Segundo ano de magistério, eis que chegam os "estágios".... Estagiar/trabalhar com Educação Infantil nos remete ao mundo cheio de alegrias, sentimentos e crença de um mundo melhor! "Sessão Massagem no lindão do Neto"

Cumprimentos ou comprimentos!?!?!? 2º ano




Então, ao fazer magistério nos tornamos "reais artistas"... Lembrança solicitação Teatro (Comédia) professora Lucimara - Metodoliga de Artes.