segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

APROFUNDAMENTO EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

FILME: O Pequeno Milagre



LEITURA COMPLEMENTAR:
  • ARRIÉS, Philippe. História da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1978
  • VIGOTSKY, Lev Seminovich. Obras Escogidas. Moscú, 1982
SITE:

REFLITA:
  • "O homem é um ser datado historicamente"
  • "Não existe uma linha teórica na psicologia que responda a todas as questões referentes ao desenvolvimento infantil"
  • "A criança não é dificuldade ou problema de aprendizagem, ela está com dificuldade ou problema de aprendizagem"

AS PRINCIPAIS TEORIAS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO – EM BUSCA DA COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

OBJETIVOS

Ψ Compreender a Epistemologia Genética de Jean Piaget.

Ψ Entender a teoria de Henri Wallon.

Ψ Observar a teoria da psicossexualidade de Sigmund Freud.

Ψ Identificar os principais pontos da teoria de Lev Seminovich Vigotsky.



JEAN PIAGET E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

  • Jean Piaget (1896-1980) é considerado o criador da Epistemologia Genética. Nasceu em 1896 na Suíça, tendo uma vida considerado longa, falecendo aos 84 anos de idade. Desde menino interessou-se por questões científicas, estudando moluscos, pássaros, conchas marinhas e mecânica.O elo que Piaget encontrou entre a filosofia e a biologia foi a psicologia do desenvolvimento. Foco de estudos: a gênese do conhecimento.
  • Piaget buscava compreender “[...] e determinar as contribuições das atividades do indivíduo e das restrições do ambiente na aquisição do conhecimento (FONTANA; CRUZ, 1997, p. 44). Esse foi, então, o foco do seu trabalho experimental.
  • 1925 a 1931 – observação meticulosa sobre o desenvolvimento dos bebês.
  • Na década de 1930, concentrou as suas pesquisas na gênese das noções de quantidade, número, tempo, espaço, velocidade, movimento, mensuração, lógica e probabilidade.
  • Os estudos de Jean Piaget tiveram impacto no campo da Psicologia e da Pedagogia. Ele queria entender como o ser humano elabora os conhecimentos sobre a realidade, chegando a construir um sistema de abstração.
  • Piaget desenvolveu o termo Psicologia Genética.
  • Conceitos: assimilação (o meio em função do indivíduo) e acomodação (o indivíduo em função do meio), sendo a adaptação o ponto de equilíbrio entre esses dois momentos.
Esquemas de ação.

Noção de equilibração.

Autorregulação.

Aprendizagem em períodos:Período sensório-motor (zero a dois anos).Período pré-operatório (dois a sete anos).Período operatório concreto (sete a onze, doze anos).Período operatório formal (onze/doze anos a quinze/dezesseis anos).
  • A teoria piagetiana teve relativo impacto sobre a área educacional, e também, sobre a teoria psicológica. 

HENRI WALLON E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

Filósofo, médico e psicólogo, Wallon (1879-1962) manteve-se próximo à educação, contribuindo de maneira especial através de estudos e observações voltadas às crianças portadoras de deficiência mental.
Para Wallon há fases vividas pela criança correspondentes a estados de transição do equilíbrio entre raízes do passado que avançam no seu futuro. Devido às experiências de contradições vivenciadas, ocorrem crises que possibilitam a reorganização e passagem para uma nova fase.
A este autor se deve o salto aos conhecimentos sobre:

A motricidade – eixo do equilíbrio tônico-motor.

A afetividade-emotividade.

Wallon é autor da teoria psicogenética e interacionista do desenvolvimento.

A integração organismo-meio e a integração dos conjuntos funcionais; emoções, sentimentos e paixão; o papel da afetividade nos diferentes estágios.
Gênese dos processos psíquicos.

Psicogênese da pessoa completa.

Propõe uma série de estágios do desenvolvimento cognitivo.


SIGMUND FREUD E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO

INFANTIL E OS PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM.
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em medicina, mas foram os estudos sobre a mente humana que lhe chamaram a atenção, área essa para a qual dedicou sua carreira de pesquisador e estudioso.
Pai da Psicanálise.

Ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, suas regiões obscuras, ou seja, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos e a interioridade do homem como problemas científicos (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999).
Inconsciente (Id).

Pré-consciente (Superego).

Consciente (Ego).

“[...] o Id é o reservatório das pulsões (impulsos básicos) desordenadas”, o Ego é o órgão executivo, responsável pelo controle da percepção e contato com a realidade, bem como pelo adiamento e modulação na expressão dos impulsos. O Superego é o responsável por estabelecer e manter a consciência moral da pessoa a partir de ideais e valores internalizados através das relações interpessoais”.
  • Desenvolvimento Psicossexual:“As crianças passam por uma sequência de zonas erógenas, quando a libido (energia sexual) se concentra em diferentes regiões do corpo, à medida que prossegue o desenvolvimento psicológico, caracterizando as fases do desenvolvimento [...]” (BROTHERHOOD; GALLO, 2010, p. 50).
A linha da psicanálise dá importância à relação entre docente e discente e as condições que esta fornece à aprendizagem, quanto ao conteúdo, o mesmo não tem importância, o que deve ser trabalhado para Oliveira (2008) é a curiosidade infantil, o professor deve adquirir a confiança da criança, e com isso despertar um anseio pelo conhecimento.


LEV SEMINOVICH VIGOTSKY

E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO

DESENVOLVIMENTO

INFANTIL E OS

PROBLEMAS DE

APRENDIZAGEM
Rússia passou por constantes conflitos econômicos, sociais e políticos – séculos XIX e XX.
Foi nesse contexto que viveu Vigotsky. (1896-1934).
Psicologia cognitiva – crise na PsicologiaAfirmava que  “[...] que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser achadas nas relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior. Mas o homem não é apenas um produto de seu ambiente, é também um agente ativo no processo de criação deste meio [...]”
Intrapessoal – Interpessoal.

Vigotsky (1930, p. 3) foi um estudioso das causas sociais e entende que o desenvolvimento do psiquismo humano está atrelado ao desenvolvimento histórico da humanidade.
Os estudos vigotskyanos embasam hoje alguns documentos educacionais.

Vale ressaltar que a sua teoria não pode ser vinculada a de Piaget, haja vista que partem de pontos distintos para o estudo do desenvolvimento humano.

FONTE: Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância (Gescielly e Márcia Regina)


































sábado, 10 de dezembro de 2011

PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Segundo Áries (1978) a criança até o século XV era vista somente como um adulto em miniatura, o mundo adulto fundia-se com o mundo da criança. Concepções de criança e infância dentro de um processo sócio-historico tem o seu marco no Brasil com a criação do Estatuto da criança e do adolescente.

Na escola as pessoas de todas as faixas etárias participavam da mesma classe aprendendo os mesmos ensinamentos.

Ao ingressarmos no século XVII, a visão de criança na questão social passa a ser valorizado, no século XVIII acontece a preocupação com a higiene, no século XIX são criados os jardins de infância

Surge a partir deste contexto histórico uma maior compreensão do fenômeno infância: como educar as crianças? Porque algumas crianças não aprendem?

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: O QUE É NORMAL?

O normal remete a saúde integralmente orgânica, física, psíquica e social, importante ressaltar a diferença entre patologia e psicopatologia, porém ambas devem respeitar a criança.

O processo de desenvolvimento humano necessita ser observado a partir de algumas vertentes, sendo elas: biológica, histórica, social e cultural.

LER:
Deve-se ter muito cuidado com a teoria da carência cultural, entendendo o real porque da não aprendizagem
LER:
FONTE: TADEI, Gescielly B. da Silva, Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância, Maringá - PR, 2011