terça-feira, 18 de setembro de 2012

TECNOLOGIA, ALTERNATIVA À EVASÃO ESCOLAR?


TECNOLOGIA, ALTERNATIVA À EVASÃO ESCOLAR?

            Penso que todas as formas, meios, métodos que de alguma forma sirvam de suporte para a promoção de aprendizagem no ambiente escolar são válidas.
Porém não basta promover o acesso, devemos pensar na inclusão digital de nossos alunos, onde a tecnologia servirá de suporte para o conhecimento. Precisamos mudar o foco, a discussão maior se dá além de aquisição ou não de equipamentos em si, mas de como treinar professores para que façam uso e que possam promover com seus alunos aulas interessantes e instigantes a tal ponto que o aluno não deseje evadir-se.
            Interessante pensar que desde uma simples caneta, um livro didático a um sofisticado tablet, o correto uso com um resultado satisfatório depende de como vou utilizar tal material. De nada me adianta ofertar o equipamento se junto não ofertar pessoas capacitadas para seu manuseio, nosso problema maior na educação não é a falta de acesso às tecnologias, mas seu uso consciente no sentido de formar alunos leitores críticos que saibam filtrar as informações encontradas.

sábado, 15 de setembro de 2012

METODOLOGIA OU TECNOLOGIA

METODOLOGIA OU TECNOLOGIA
            Após a leitura do artigo “A educação frente às novas tecnologias: Perspectivas e desafios” e a visualização do vídeo: Metodologia/tecnologia somos levados à reflexão quanto ao seu uso imprescindível nas escolas e salas de aulas por nossos professores.
            Inicialmente precisamos pensar em mudanças estruturais destas escolas e salas de aula, um professor necessita de um mínimo para que possa tornar uma realidade o uso destas tecnologias, cabe ressaltar aqui um aparelho de dvd, uma televisão, um projetor de slides (recurso multimídia) e também um bom laboratório de informática.
            Precisamos promover uma corrente que faça uso da meritocracia, que nossos professores possam crer que é válido fazer a diferença, que é válido saber e fazer mais, por ele próprio e consequentemente pelos seus alunos, pois desta forma teremos um professor motivado, preparado para receber novos conhecimentos, lembrando que muito importante também fazer referencia quanto à remuneração, e claro uma correta formação.
            Ao discutirmos formação pedagógica, é importante destacar que de inicio se faz necessário que faculdades possam rever seu currículo/ curso no sentido de abordar o assunto das novas tecnologia/metodologias ofertando assim um bom embasamento de nossos futuros professores, e em um segundo momento há de se pensar naqueles professores já em sala de aula que carecem de uma formação contínua, treinamentos frequentes sempre no sentido do ciclar e reciclar.
            Não são aceitáveis hoje professores resistentes ao uso dessas novas tecnologias, seja por insegurança ou falta de preparo, a educação carece de educadores proficientes que estejam conscientes de suas necessidades de crescimento através de pesquisa continuada. Cabe ao professor reaprender a ensinar, consciente de que neste processo de ensino/aprendizagem ele continua sendo um mediador sim, porém diante destas novas abordagens tecnológicas precisa saber e fazer com que seus alunos também entendam e saibam selecionar, avaliar e processar toda essa gama de informações que recebemos diariamente transformando-as em conhecimentos aproveitáveis.
            Interessante que nossos professores saibam mesclar velhas e novas tecnologias, não fazendo uso tão somente para ilustrar seu conteúdo, mas sim criar novos desafios a seus alunos, onde os mesmos consigam realizar uma leitura crítica e uma escrita consciente do que a mídia/sociedade hoje nos oferta.