ESTÁGIO SUPERVISIONADO /PLANO DE TRABALHO
ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A
PLANO DE TRABALHO/REGÊNCIA
ESCOLA: D. PEDRO I
TURMA: 3º ano
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem oral e escrita
CONTEÚDO: Reconhecimento da presença em produções textuais e domínio ortográfico dos: verbos
OBJETIVOS:
• Desenvolver atenção e concentração
• Entender o conceito de verbo e o seu uso
• Reconhecer verbos em diferentes atividades
DESENVOLVIMENTO
Iniciarei a aula convidando os alunos a assistirem a musica Aquarela de Vinicius de Moraes e Toquinho:
Aquarela (Toquinho e Vinicius de Moraes)
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota voar no céu
Vai voando contornando
A imensa curva Norte-Sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno indo
E se agente quiser
Ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
E depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos juntos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço um mundo
Que descolorirá
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Que descolorirá
Em seguida entregarei a letra da música impressa para os alunos, explicarei que na letra da musica existem lacunas, espaços vagos que terão de ser preenchidos por eles, por isso precisam prestar bastante atenção na letra da musica, ouviremos a musica novamente, se necessário ouviremos mais vezes até que os alunos completem as lacunas, farei a correção lendo em voz alta dando ênfase nas palavras que indicam ações. Após a correção explicarei que as palavras que eles preencheram no caderno e no cartaz expressam uma ação, e que essas ações recebem um nome: VERBO, exemplificando uma a uma, como por exemplo:
• Desenho é uma ação do verbo desenhar
Pedirei para que os alunos colem no caderno a letra da musica e copiem o texto que passarei no quadro negro.
TEXTO:
VERBOS
São palavras dentro de uma frase que expressam ações
Exemplo: João escova os dentes
Alguns verbos podem expressar:
Estado: Exemplo: Rafael esta feliz
Fenômenos da natureza: Exemplo: Ontem choveu
Ao término dessa atividade, farei a leitura do texto escrito no quadro negro e aplicarei a primeira atividade:
Farei a correção individualmente e pedirei para que colem a atividade no caderno.
1º ATIVIDADE
2º ATIVIDADE
3º ATIVIDADE
4º ATIVIDADE
O CEBOLINHA E O CASCÃO VIVEM APRONTANDO COM A MÔNICA, PODEMOS OBSERVAR NO DESENHO QUE ELES ESTÃO TENTANDO FUGIR, JÁ APRENDEMOS QUE FUGIR É UM VERBO, ENQUANTO ELES TENTAM FUGIR VAMOS ENCONTRAT OS 7 ERROS?
5º ATIVIDADE
Cada aluno recebera uma cartela que contem palavras que expressam ações - verbos, explicarei a dinâmica da brincadeira, os alunos farão a marcação com lápis de cor, ganha aquele que preencher toda a cartela – “cartela cheia”, gritando a palavra: Bingo!
Abaixo está a sua cartela de bingo, nela estão escrito vários verbos, vamos prestar atenção na palavra sorteada pela professora, se você tem essa palavra em sua cartela escolha um lápis de cor e marque com um X na palavra, ganha o bingo quem marcar todos os verbos primeiro, você está sentindo que está com sorte? Vamos lá e boa sorte!
BINGO DOS VERBOS
RECURSOS: TV, Cd, Pen Drive, música, filme, atividades impressas, lápis de cor, cartaz, quadro negro, caderno e cola
AVALIAÇÃO: Será feita através da observação da participação dos alunos nas atividades propostas
REFERÊNCIA
• Caderno Pedagógico – Ensino Fundamental, SME – 2008
• www.webpicasa – atividades escolares, extraído em 28/05/2011
• BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. Ed. São Paulo, 1997
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Quais seriam essas 4 atividades, ou como poderiam ser...
ResponderExcluirtambém gostaria de saber sobre essas atividades.
ResponderExcluirGostei.
ResponderExcluirMuito interessante.
Amei !!!
ResponderExcluir