quarta-feira, 22 de junho de 2011

HERBERT SPENCER

 DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PROJETO


ALUNA: Luciandréa Camargo – Nº 27 – 3º N.A



ATIVIDADE AVALIATIVA 07: HERBERT SPENCER



1 – “A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”. Explique:



A pessoa bem instruída não se deixa governar pelos outros, sabe ouvir, analisar, interpretar, tomando assim sua decisão, sabe pensar por si só, sem a interferência de outros. Todavia nossa realidade aponta questionamentos em quanto à escola, nos dias atuais, realmente forma pessoas críticas e pensantes, infelizmente educação vem atrelada a política, ao governo e é claro que entre a teoria de formar pessoas pensantes e a prática desta formação existem divergências, pois existem conflitos de interesses, até onde nossos governantes realmente desejam governar pessoas críticas? Sabemos dos muitos professores que realmente abraçam o exercício de educar, e cumprem com seu papel mesmo diante de tantas adversidades, mas estes são a minoria, a maioria dos educadores já se deixaram desanimar, diante da falta de consideração pelos mesmos, em questão de salário, jornada, e outros direitos, falta de respeito pelos alunos, falta de respeito pela sociedade por parte de nossos políticos, que nada fazem para mudar este quadro, afinal, o propósito é este mesmo, quebrar com a força de luta do professor, refletindo assim no aluno, fazendo com que a situação continue favorável somente a aqueles que governam, sabemos que nada mais tranqüilo é, do que governar pessoas que aceitam tudo, sem questionar, satisfazendo-se com uma “bolsa família” no final do mês.



2 – Defina “Evolucionismo”:

São as transformações que ocorrem com os seres vivos através das alterações do meio ambiente, com essa evolução os seres vivos vão ganhando novas características ao longo do tempo. Tal conceito vai além de uma teoria científica, a partir deste, nada mais é considerado estável.

domingo, 19 de junho de 2011

Programa Vizivali - Cadastramento até 30/06/2011

Programa Vizivali - Cadastramento até 30/06/2011




Cadastramento dos Egressos do Programa de Capacitação – VIZIVALI, que não se inscreveram no prazo determinado.



O governo do Estado do Paraná tem se dedicado com grande empenho na busca de uma solução definitiva para a situação que envolve os Professores do Estado, egressos do Programa de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu – VIZIVALI, os quais, há quase oito anos, esperam um desfecho para o caso.



Desta forma, foi constituído um grupo de trabalho que levantou, num primeiro momento, todos os elementos disponíveis, incluindo a realização de um “CADASTRO” que teve como objetivo quantificar e conhecer a situação acadêmica e funcional de cada egresso do referido Programa, à época e atualmente, estivesse ele(a) atuando ou não como Professor(a) regente em sala de aula.



O mencionado Cadastro esteve disponível no Portal Dia-a-Dia Educação do Paraná entre os dias 20/05/2011 e 05/06/2011. Contudo, apesar da divulgação sobre os prazos de cadastramento, recebemos inúmeros telefonemas de egressos do Programa supranominado justificando que não o realizaram, por vários motivos.



Ao entendermos que as dificuldades de comunicação ainda estão presentes em nosso meio, decidimos que esses egressos poderão se cadastrar pessoalmente nos Núcleos Regionais de Educação - NRE. Desta forma, solicitamos o empenho dos NREs, da Secretarias Municpais d Educação, das Escolas Estaduais e Municipais, e também à mídia local, dentre outros meios, para divulgação do referido Cadastro, considerando que será a última chamada. Pedimos ainda o apoio no preenchimento manual do citado “CADASTRO”.





O cadastro é somente para aqueles que não o fizeram, de forma eletrônica no prazo estipulado. Essa última chamada de Cadastramento se encerra, impreterivelmente, dia 30/06/2011. Os interessados deverão ir pessoalmente nos NRE para preencher o Cadastro.



Ressaltamos que, em campo específico do Formulário, o candidato deve justificar os motivos do não preenchimento no prazo determinado. Deve também ficar de posse de uma cópia do Formulário preenchido para eventuais necessidades referentes à confirmação de dados prestados pelo interessado.



O Grupo de Trabalho, constituído para tal finalidade, dedica-se neste momento ao levantamento de dados e informações necessárias ao planejamento das ações que em breve serão anunciadas.