O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Segundo Áries (1978) a criança até o século XV era vista somente como um adulto em miniatura, o mundo adulto fundia-se com o mundo da criança. Concepções de criança e infância dentro de um processo sócio-historico tem o seu marco no Brasil com a criação do Estatuto da criança e do adolescente.
Na escola as pessoas de todas as faixas etárias participavam da mesma classe aprendendo os mesmos ensinamentos.
Ao ingressarmos no século XVII, a visão de criança na questão social passa a ser valorizado, no século XVIII acontece a preocupação com a higiene, no século XIX são criados os jardins de infância
Surge a partir deste contexto histórico uma maior compreensão do fenômeno infância: como educar as crianças? Porque algumas crianças não aprendem?
O DESENVOLVIMENTO HUMANO: O QUE É NORMAL?
O normal remete a saúde integralmente orgânica, física, psíquica e social, importante ressaltar a diferença entre patologia e psicopatologia, porém ambas devem respeitar a criança.
O processo de desenvolvimento humano necessita ser observado a partir de algumas vertentes, sendo elas: biológica, histórica, social e cultural.
LER:
Deve-se ter muito cuidado com a teoria da carência cultural, entendendo o real porque da não aprendizagem
LER:
FONTE: TADEI, Gescielly B. da Silva, Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância, Maringá - PR, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário