sábado, 10 de março de 2012

DIDÁTICA

        Ao falarmos de Didática se faz importante abordar inicialmente a questão da marginalização durante nossos momentos históricos . Marginalizar segundo Aurélio, 2009, p. 210, é deixar a parte da sociedade, excluído, discriminado, afastado, segregado. Nossas escolas com seus discursos no decorrer de sua historicidade escolar de equalizar o ensino acabam por realizar o contrário, ou seja, marginalizar. Podemos citar aqui a didática tradicional com sua rigidez em seus métodos provocando a evasão dos alunos, a didática da escola nova, que se baseava na “aparência da escola” sendo esta acolhedora, o professor deveria respeitar o tempo e o interesse do alunos, se na escola evadiram-se os indisciplinados as normas ditadas, na escola nova evadiram-se o “diferentes” pois não aprendiam de forma “normal”, quanto a escola tecnicista com seus “manuais” acabou por marginalizar os “incompetentes” .


          E a escola hoje, consegue promover a igualdade social? Enquanto nossas escolas não perceberem nossos alunos sujeitos históricos com necessidades anseios e cultura dificilmente tal feito se realizará, e neste contexto temos a pedagogia histórico crítica, que vem de encontro a tais anseios, pois parte do princípio de a escola possibilitar o acesso ao conhecimento cientifico de forma contextualizada.

Assista a entrevista realizada com o professor João Luiz Gasparim que fala sobre a pedagogia histórico-crítica:

  • Para a promoção de aprendizagem no ambito escolar a comunicação é muito importante, pois faz parte do capital da escola e da humanidade,
  • Quanto a  conversa em sala de aula durante as aulas, a mesma  interfere no clima apropriado a aprendizagem porém cabe ao professor saber equilibrar a ordem do silêncio pois em demasiado pode inibir a participação e a compreensão do aluno
  • A comunicação efetiva a interação entre as pessoas, esta interação entre professor/aluno é fundamental, porém o professor deve tomar muito cuidado para acabar não invadindo a esfera de vida particular deste aluno, pois o mesmo pode sentir-se envergonhado e exposto,
  • A conversa em sala de aula pode atrapalhar mas também pode auxiliar, pois falar sobre o assunto da aula com outros colegas pode trazer novas informações sobre o tema,
  • Atenção para a questão de alunos e professores na aquisição apenas de conhecimentos necessários para a empregabilidade, pois segundo Vera Lúcia Ferreira Alves Brito, a escola esta se fundamentando apenas nas concepções econômicas da sociedade atual,
  • As ultimas reformas politicas pretendem construir uma nova identidade para o professor: Ser empreendedor, ter altos índices de produtividade, possuir vários conhecimentos tecnicos e desempenhar seu papel de forma produtiva e submissa, precisamos ficar alertas, pois este novo perfil prejudica e muito as ações pedagógicas, pois abandona-se as possibilidades de transformação da sociedade, perde-se o compromisso político na luta contra a exclusão social e não se constroem novos conhecimentos,
  • Tim Brighouse afirma que a "união de professores" em torno de um mesmo objetivo provocaria mudanças extraordinárias no ensino do país, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades para o ensino, melhorando a qualidade do planejamento das aulas e alavancando novos recursos necessarios para a educação,
  • A disposição e a atitude dos professores são fundamentais para um ensino de qualidade, professores bem sucedidos devem ter postura positiva e acreditar no potencial de seus alunos, ter objetivos de aprendizagens para si mesmos, estudar e atualizar-se constantemente e tornar a aprendizagem divertida exalando energia e esperança
FONTE: BERALDO, Beatriz - Cesumar - 2012

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