domingo, 11 de março de 2012

A escola deve ser um lugar de organização e sistematização do espaço geográfico

Para os sitiantes e trabalhadores rurais não proprietários de um pequeno povoado do Vale do Paraíba (SP), só a escola pode oferecer o trabalho do saber.

“A escola do lugar é importante, e haver uma escola no lugar é indispensável. Ela não serve apenas para o estudo de crianças e adolescentes; é fundamental para que o distrito de Catuçaba seja uma referência de civilidade entre sertão e a cidade. No entanto, a escola não se mostra importante nas relações cotidianas entre as pessoas, símbolos, poderes e bens. Ela está absolutamente ausente da conversa dos homens, para quem cavalos, bois, vacas, milho e feijão são assuntos de todos os dias. Está ausente também das conversas, jogos e atividades das crianças, que, como os professores, envolvem-se com a escola estritamente nos horários de aula. Embora importante, a escola não é essencial nem atraente para ninguém, como são os negócios, o jogo de truco ou de futebol. Ela não é nobre, como lidar com cavalos ou participar das Cavalhadas de Catuçaba, quando o feijão das águas está granando. Nunca vi uma só mãe falar do sucesso escolar de um filho ou filha com alegria igual à de pais e mães festejando a boa safra do milho ou a oportunidade na compra de quatro vacas. A escola está ali, é para se ir a ela quando se pode. E isso é tudo” (BRANDÃO, 1990, p.65).
Considerando a leitura do texto “Entre o sertão e a cidade”, discorra sobre “A escola deve ser um lugar de organização e sistematização do espaço geográfico”. Para isto, utilize-se de seus conhecimentos, da primeira aula ministrada ao vivo e do explicitado nas Unidades I e II do material didático.



          Segundo Antonio Carlos Catrogiovanni em seu livro Geografia em sala de aula, 1999, pag. 11, “a geografia pode não ser tão interessante, pois em pesquisa se comprova que nossos professores que atuam nas séries iniciais não foram alfabetizados em geografia”, logo encontram dificuldades em ensinar seus alunos de forma estimulante, pois atribuímos importância somente aquilo que nos é significativo e apresenta uma aplicabilidade.

É papel da escola levar seus alunos a compreensão das transformações que ocorrem no meio que os cerca, as condições necessárias para se viver nos diversos lugares e a importância do ambiente para a vida, propondo estudos e reflexão crítica, desenvolvendo atitudes que seus alunos percebam as relações entre o homem e a natureza

Quanto ao professor, este precisa ter visão crítica e curiosidade onde em uma busca constante encontre informações que lhe aprimore seus conhecimentos, ou seja, atitude de professor-pesquisador.



FONTE:

- Caderno Pedagógico: Ensino Fundamental, Telêmaco Borba, Secretaria Municipal de Educação, 2008

- CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões, Porto Alegre, 1999

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