terça-feira, 14 de agosto de 2012

CONTRADIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO



Importante é discutir, debater e entender as relações que são estabelecidas na sociedade entre escola-trabalho, herdamos uma escola que somente oportuniza teorias, sem aplicabilidade e sentido, onde muita das vezes por interesses políticos e ideológicos, é interessante que continue desta forma, onde as pessoas bem preparadas e pensantes dominam aqueles que de alguma forma não tiveram acesso ao educar como forma de reflexão e preparação efetiva para o mercado de trabalho.
Infelizmente neste mundo capitalista em que vivemos, mundo de contradições bárbaras, na escola apenas se reproduz conteúdos, métodos e formas...
Ao abordarmos o trabalho na educação, na escola, devemos levar nossos alunos ao entendimento de que o trabalho e o homem caminham juntos e dependem um do outro, mas que nossos alunos possam refletir nos porquês de “classes dominantes e classes dominadas”, debater sobre as ações que direta e indiretamente entre homem e trabalho refletem nas questões ambientais e da própria sub existência, nas questões de exploração, ganhos e outros.
Mas para que possamos formar alunos reflexivos, pensante e atuantes, no sentido de mudar nossa realidade é de fundamental importância que enquanto professores formadores, tenhamos o conhecimento, a compreensão histórica desta relação que se estabelece entre homem/trabalho através de um embasamento teórico que nos oportunize o pensar, o repensar de nossa pratica hoje em sala de aula, que possamos utilizar-nos da práxis repensando questões e valores, logo,  formando  cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

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