sábado, 15 de setembro de 2012

METODOLOGIA OU TECNOLOGIA

METODOLOGIA OU TECNOLOGIA
            Após a leitura do artigo “A educação frente às novas tecnologias: Perspectivas e desafios” e a visualização do vídeo: Metodologia/tecnologia somos levados à reflexão quanto ao seu uso imprescindível nas escolas e salas de aulas por nossos professores.
            Inicialmente precisamos pensar em mudanças estruturais destas escolas e salas de aula, um professor necessita de um mínimo para que possa tornar uma realidade o uso destas tecnologias, cabe ressaltar aqui um aparelho de dvd, uma televisão, um projetor de slides (recurso multimídia) e também um bom laboratório de informática.
            Precisamos promover uma corrente que faça uso da meritocracia, que nossos professores possam crer que é válido fazer a diferença, que é válido saber e fazer mais, por ele próprio e consequentemente pelos seus alunos, pois desta forma teremos um professor motivado, preparado para receber novos conhecimentos, lembrando que muito importante também fazer referencia quanto à remuneração, e claro uma correta formação.
            Ao discutirmos formação pedagógica, é importante destacar que de inicio se faz necessário que faculdades possam rever seu currículo/ curso no sentido de abordar o assunto das novas tecnologia/metodologias ofertando assim um bom embasamento de nossos futuros professores, e em um segundo momento há de se pensar naqueles professores já em sala de aula que carecem de uma formação contínua, treinamentos frequentes sempre no sentido do ciclar e reciclar.
            Não são aceitáveis hoje professores resistentes ao uso dessas novas tecnologias, seja por insegurança ou falta de preparo, a educação carece de educadores proficientes que estejam conscientes de suas necessidades de crescimento através de pesquisa continuada. Cabe ao professor reaprender a ensinar, consciente de que neste processo de ensino/aprendizagem ele continua sendo um mediador sim, porém diante destas novas abordagens tecnológicas precisa saber e fazer com que seus alunos também entendam e saibam selecionar, avaliar e processar toda essa gama de informações que recebemos diariamente transformando-as em conhecimentos aproveitáveis.
            Interessante que nossos professores saibam mesclar velhas e novas tecnologias, não fazendo uso tão somente para ilustrar seu conteúdo, mas sim criar novos desafios a seus alunos, onde os mesmos consigam realizar uma leitura crítica e uma escrita consciente do que a mídia/sociedade hoje nos oferta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário