O sistema educacional vigente aponta
a necessidade de refletirmos as questões que envolvem a educação Especial,
sendo que esta afirmação não é desconhecida dos indivíduos com necessidades
especiais inseridos num contexto histórico e social, que a todo instante,
consciente ou inconscientemente, através das relações estabelecidas sofrem os
benefícios e prejuízos desse sistema, diante disso se faz importante a reflexão
sobre o papel do professor, para que estas pessoas não se sintam fragilizadas
verbal, escrita e, sobretudo socialmente.
Segundo
Vygotsky, 1989,
“A relação do homem com o
mundo não se dá de uma forma direta, mas através de uma relação mediada, onde
se empregam ferramentas auxiliares como elementos mediadores. Os instrumentos
são elementos externos a pessoa, cuja função é modificar a natureza como
instrumentos psicológicos internalizados na pessoa humana, fundamenta-se num
contexto sócio-cultural, portanto o mediador humano desempenha um papel
preponderante no processo de desenvolvimento”
Entende-se
que é papel do professor através das mediações contribuir para o processo de
humanização das pessoas respeitando aquilo que seus alunos já possuem de
conhecimento, estabelecendo pontes entre conhecimento empírico e cientifico e propiciando a aprendizagem
através das relações que se estabelecem entre alunos-alunos, alunos-professor,
alunos-equipe escolar, aluno-sociedade.
Para tanto o professor carece de
respaldo no sentido de formação continuada para que possa de modo efetivo
propiciar tal aprendizagem, pois percebe-se que muitos não o fazem por medo,
por despreparo e não por mera falta de vontade. Inclusão não consiste
simplesmente em colocar os alunos com necessidade especiais em uma sala de aula,
para incluí-los se faz necessário parcerias entre governos, escolas, equipes
pedagógicas, professores, profissionais da área e pais.
Importante ressaltar a importância
deste fórum, pois nos leva a reflexão sobre o papel do professor, e onde existem
questionamentos e reflexões é certo que acontecem evoluções e aprendizagens, ampliam-se
conhecimentos e isto é que nos leva a pensarmos em nossa pratica e nos
impulsiona a geração de formas, métodos e maneiras para que possamos trabalhar
com nossos alunos com necessidades especiais, pois hoje diante dos avanços
científicos e tecnológicos é impossível negar aos mesmos o seu direito
estabelecido de acesso a educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário