sábado, 10 de novembro de 2012

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA



            O sistema educacional vigente aponta a necessidade de refletirmos as questões que envolvem a educação Especial, sendo que esta afirmação não é desconhecida dos indivíduos com necessidades especiais inseridos num contexto histórico e social, que a todo instante, consciente ou inconscientemente, através das relações estabelecidas sofrem os benefícios e prejuízos desse sistema, diante disso se faz importante a reflexão sobre o papel do professor, para que estas pessoas não se sintam fragilizadas verbal, escrita e, sobretudo socialmente.
Segundo Vygotsky, 1989,
“A relação do homem com o mundo não se dá de uma forma direta, mas          através de uma relação mediada, onde se empregam ferramentas auxiliares como elementos mediadores. Os instrumentos são elementos externos a pessoa, cuja função é modificar a natureza como instrumentos psicológicos internalizados na pessoa humana, fundamenta-se num contexto sócio-cultural, portanto o mediador humano desempenha um papel preponderante no processo de desenvolvimento”
Entende-se que é papel do professor através das mediações contribuir para o processo de humanização das pessoas respeitando aquilo que seus alunos já possuem de conhecimento, estabelecendo pontes entre conhecimento empírico e  cientifico e propiciando a aprendizagem através das relações que se estabelecem entre alunos-alunos, alunos-professor, alunos-equipe escolar, aluno-sociedade.
            Para tanto o professor carece de respaldo no sentido de formação continuada para que possa de modo efetivo propiciar tal aprendizagem, pois percebe-se que muitos não o fazem por medo, por despreparo e não por mera falta de vontade. Inclusão não consiste simplesmente em colocar os alunos com necessidade especiais em uma sala de aula, para incluí-los se faz necessário parcerias entre governos, escolas, equipes pedagógicas, professores, profissionais da área e pais.
            Importante ressaltar a importância deste fórum, pois nos leva a reflexão sobre o papel do professor, e onde existem questionamentos e reflexões é certo que acontecem evoluções e aprendizagens, ampliam-se conhecimentos e isto é que nos leva a pensarmos em nossa pratica e nos impulsiona a geração de formas, métodos e maneiras para que possamos trabalhar com nossos alunos com necessidades especiais, pois hoje diante dos avanços científicos e tecnológicos é impossível negar aos mesmos o seu direito estabelecido de acesso a educação.

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