quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PERCEPÇÃO ATUAL DO DEFICIENTE

PERCEPÇÃO ATUAL DO DEFICIENTE
A história dos deficientes é tão longa, quanto à história do homem, neste percurso temos a ciência, que pode ser percebida através de diferentes posicionamentos, pois dentro de todo o percurso histórico esta se apresenta buscando a melhoria e o bem estar do homem ofertando pontos positivos e negativos para a sociedade, seu papel antagônico nos leva a reflexão quanto ao desenvolvimento propiciado pela mesma no sentido de bem estar e evolução quanto às atrocidades cometidas em seu nome.
Diante desta incessante busca nos deparamos com a eugenia na sociedade, fato histórico e marcante no sentido de julgar verdades seja em nome da ciência ou por interesses próprios e políticos em detrimento de vidas, ocasionando extermínios, ou seja, um marco de retrocesso na evolução humana.
A questão da deficiência só será compreendida se inserida no aspecto do processo histórico de como a sociedade foi possibilitando ou não aos indivíduos terem atendidos as suas necessidades básicas e por decorrência, construir sua existência com dignidade e qualidade.
Na atualidade, temos nos defrontado com novos paradigmas que estão mudando as representações sociais em torno das pessoas com deficiência e evidenciando que elas podem ser participativas e capazes, desde que lhes sejam propiciadas às condições, o respeito e a valorização de suas diferenças e lhes sejam ofertadas oportunidades.
Para tanto, a proposta de sociedade inclusiva contém, implícita, a ideia de mobilização dos diversos segmentos sociais na busca do bem estar de todos. São necessárias transformações intrínsecas quebrando-se as barreiras cristalizadas em torno dos grupos estigmatizados e excluídos, tornando-se sujeito de sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário