terça-feira, 3 de abril de 2012

PROFESSOR "A" VERSUS PROFESSOR "B" - TRADICIONAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

"Assim, faz-se necessário que o professor tenha clareza dos caminhos que nortearão o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a didática que irá subsidiar e estruturar os conteúdos que possibilitarão uma educação geográfica com base na construção da cidadania e da visão crítica da sociedade" (TORTORELI; PAIXÃO, 2012, p. 78)

O professor A, ao trabalhar os pontos cardeias, empresta significado e demonstra aplicabilidade a aquilo que esta ensinando aos seus alunos, diferente do professor "B" que procura "respostas padrões". O professor "B", não deixa de trabalhar os "conteúdos", sua proposta se faz interessante ao se pensar no momento de planejamento de suas aulas, uma vez que se torna mais fácil planejar e em suas aulas transmitir os conhecimentos cientificos necessários aos alunos. Porém acaba por tornar-se algo mecanico, sem significado, logo desinteressante ao seu aluno.

O diferencial do professor "A", é que seu campo de visão é mais abrangente na questão de formação de cidadãos críticos e atuantes em seu meio, trabalha além da geografia, trabalha a "natureza e a sociedade", trabalha de forma interligada, fornecendo aos alunos infinitas possibilidades para seu desenvolvimento, percebe-se que o professor "A", procura inserir os conteúdos científicos de forma a criar pontes entre o aluno e o conhecimento, sendo este aluno parte de todo o processo de aprendizagem e agente do mesmo

Diante de nossa aulas, do material exposto sobre Metodologia no Ensino de Geografia somos levados a entender e a nos posicionarmos com o modo de atuar do professor "A", pois no processo de ensino e aprendizagem é fundamental os métodos e os conteúdos, porém o aluno não deve ser deixado de lado, pois é um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, e esse processo deve ser construído a partir do diálogo entre o professor e aluno, mas todavia o professor será responsável pelos planejamentos, onde ele deverá criar condições para que o aluno se desenvolva e para que isso ocorra ele deve expor o conteúdo e o processo pedagógico de forma clara e objetiva, e ao aluno cabe o papel do interesse pelo aprender e não simplesmente ouvir, sem participar, sem compreender o que está sendo trabalhado, construindo assim uma educação efetiva, real e aplicável.


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