Para que nossos alunos consigam passar pela alfabetização de forma tranquila e satisfatória, faz se importante trabalhar na educação infantil com exercícios psicomotores.
Trabalhar com os pequenos através do movimento é tarefa fácil, uma vez que as crianças estabelecem relações de movimento desde a mais tenra idade, desde que nascem começam a aprender a controlar seu tônus muscular.
Importante trabalhar o esquema postural e corporal da criança, estimulando-as, assegurando lhes uma imagem do próprio corpo para que possa assim, assumir posturas conforme avançam em seus estágios de desenvolvimento.
Quanto à coordenação motora esta não possui um tempo determinado para que a criança a domine, deve ser bem trabalhada na educação infantil, porém nada impede de ter continuidade nas séries iniciais conforme a necessidade de cada aluno, e para que isso ocorra é fundamental brincar, utilizar-se de jogos e brincadeiras, através do brincar a criança se percebe, percebe seu corpo, pois nesta faixar etária apresentam certa dificuldade de noção corporal, quem não acompanhou uma criança tentando tirar uma camiseta, a dificuldade e o desespero que apresenta por ainda estar formando tal noção corporal.
Crianças precisam subir nos móveis, precisam correr, precisam subir em árvores, equilibrar-se em meios fios, precisam experimentar, pois através da experimentação e exploração que elas conseguirão testar e assimilar conhecimentos, importante nos dias de hoje professores estarem sensíveis para nossas crianças que são privadas de tanta liberdade, vivendo em apartamentos, não podendo brincar na rua, pois é na escolinha, nos Centros de educação infantil que essas crianças precisam experimentar tais vivências.
Quanto à lateralidade, importante lembrar que as crianças ditas “normais”, ou seja, aquelas que apresentam certo padrão de normalidade não se desenvolvem todas na mesma idade, nossos lados são diferentes, percebemos isso pela visão, pela audição, a lateralidade é definida conforme a criança se desenvolve, num primeiro momento define frente-trás, lado direito-lado esquerdo (em si), posteriormente no outro e mais tarde no objeto, quanto a esse desenvolvimento existem oscilações, pois somente a partir dos 7 anos que a criança se define quanto a este aspecto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário