Em que consiste o temperamento infantil?
Mariana Teles Santos (orientanda de mestrado em psicologia-UFMG)
[...] O temperamento é um fenômeno geralmente atribuído à infância, em que os comportamentos encontram-se menos associados uns aos outros. Isto porque as crianças ainda não exibem traços comportamentais bem definidos e consistentes. Por exemplo, em uma festa da escola elas podem comportar-se de forma bastante sociável, enquanto que em outra festa, na mesma escola, podem retrair-se e evitar contato com os demais, sem motivo aparente. O seu comportamento, assim, ainda não exibe um padrão bem definido e regular. Isto só vai acontecer a partir da puberdade, quando os comportamentos começam a se associar e a funcionar de forma mais estável – ao longo do tempo - e consistente – em diversas situações. A partir de então, já podemos falar em personalidade. Contudo, isto não significa que as crianças pequenas não demostrem alguma regularidade no seu padrão comportamental ou um conjunto de características que a definam bem. É muito comum identificarmos uma criança como alegre, enquanto outra é chamada de nervosa ou irritada, ou ainda de agressiva. Conseguimos, com certa facilidade, descrever e definir o comportamento de uma criança nova como algo característico e típico dela porque elas possuem temperamento. Além disso, sabemos que é possível descrever o temperamento de uma criança porque podemos encontrar comportamentos que estão altamente associados entre si. Por exemplo, uma criança muito ansiosa também tende a ser muito preocupada, frustrar-se facilmente, ser insegura, sentir medo, tristeza ou raiva.[...]. Um outro exemplo é o de crianças sociáveis, que tendem também a ser alegres, ter muita energia e gostar de lugares movimentados. Quando observamos um agrupamento destes comportamentos numa criança, podemos denominá-la pelo traço Extroversão.
Muitas pesquisas buscam descrever ou avaliar o temperamento desde muito cedo na vida, em bebês. É possível fazê-lo por meio do padrão de reação biológica e comportamental a uma série de estímulos. Assim, já se sabe que o temperamento é algo presente desde tenra idade, o que nos leva a concluir por uma de suas origens: a herança genética. Uma parcela significativa do temperamento é determinado biologicamente, o que o torna herdável. Assim, o velho dito popular “tal pai, tal filho” faz-se verdadeiro neste sentido. Mas o padrão de comportamento de uma criança não está restrito apenas a suas bases biológicas. Paralelamente, temos o ambiente – cultura do país, pessoas com quem convive, sua escola- exercendo uma forte influência na formação do temperamento de uma criança. [...]
fonte: www.fafich.ufmg.br- A autora articula aspectos biológicos e ambientais para discorrer sobre o temperamento infantil. Tendo por base o que fora abordado na primeira aula, discorra sobre o assunto articulando com a teoria ecológica:
Pela leitura do livro e das discussões da primeira aula, entende-se que o temperamento infantil se formula dentre diversos fatores, desde a herança genética até aos fatores ambientais, quando a autora levanta pontos como cultura do país, pessoas com que as crianças convivem, sua escola, etc., desta forma a autora faz ponte com a teoria ecológica, pois para entendermos comportamentos precisamos entender a criança dentro de todo um contexto experienciado que vai desde sua saída do ventre materno onde inicia um processo de interação constante que a segue por toda a sua vida, desta forma interage com os mais próximos (pai, mãe, familiares) e como passar do tempo essa interação amplia-se, pois estabelece novos contatos, com a sociedade que a cerca, seu temperamento esta intimamente condicionando a tais situações que a remete a experiências e situações novas, onde assimila, interage tomando um posicionamento.
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