quarta-feira, 27 de junho de 2012

A formação de professores é um dos principais problemas para uma educação de qualidade. Os cursos de Pedagogia e as licenciaturas ofertam modelos de educação que, para muitos estudiosos, não contemplam as necessidades de superação da realidade enfrentada no cotidiano escolar. Isso porque ou estão ligados por demais aos fundamentos da educação, ou por estarem ligados apenas às práticas de ensino. Debata junto com os seus colegas se há concordância sobre estes aspectos e aponte as possibilidades de resolução desse problema

 
Sabemos que somente o embasamento teórico não garante um professor e consequentemente uma educação de qualidade, pois é necessário colocar em pratica os conhecimentos adquiridos, o contrário da teoria, a pratica por si só também não garante qualidade, pois se torna ineficiente, o ideal é colocar na prática as teorias aprendidas nos bancos acadêmicos, partindo desta perspectiva, não seria difícil termos uma educação embasada em teorias se flexibilizando conforme a prática exigisse onde os maiores beneficiários seriam nossos alunos, mas, infelizmente sabemos que isso não acontece, e os motivos são vários. Nossos professores, ao se inserirem no âmbito escolar adentram acompanhados de muita vontade de “fazer pelo aluno” e pela educação, se estes professores encontram uma escola preparada para oferecer-lhes acolhimento, perspectivas e respaldos por parte daqueles mais experientes na escola, teríamos qualidade e eficiência na educação, mas a realidade é que na educação existe muita desunião, espirito de concorrência e total falta de pensar no outro e fazer pelo outro, pelo simples fato do amar e respeitar ao próximo, digo isso na relação professores x professores, professores x alunos, e por ai vai...logo esses mesmos professores capacitados para mudar o mundo são desmotivados e acabam por engrossar o espesso caldeirão da “turma” do “não é problema meu”, “ a culpa é ....”, “se ninguém faz, porque fazê-lo?” “Não ganho suficiente para isso”...
Ou seja, nossos governantes possuem sim uma parcela grande de culpabilidade de a educação estar no caos que se encontra, pois são eles os responsáveis pela garantia do provimento de uma educação de qualidade, mas por outro lado, devemos atentar para a questão humana em todos os processos do educar, vivemos numa época em que as pessoas não tomam as responsabilidades para si, estão sempre justificando e culpabilizando alguém pela educação não estar a contento, governos não se responsabilizam, corpo docente não se responsabiliza, professores não se responsabilizam, essa falta de comprometimento reflete em nossas salas de aulas precárias do material, mas também do humano, esquecemo-nos da máxima de fazer pelo outro, só o fazemos se obtivermos de alguma forma lucratividade. Simplesmente se cada um fizer a sua parte, desde o mais alto escalão, partindo de nossos governantes, se as instituições fizerem sua parte formando bons profissionais, se as pessoas que se propõem a serem professores fizerem a sua parte, se a escola ao receber esses professores fizer a sua parte ,  se os alunos fizerem a sua parte teríamos e porque não, podemos “ter” uma educação séria, que vise desenvolver pessoas e mais, “pessoas humanas” que possam fazer e pensar pelo outro e não somente em beneficio próprio.

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