A filosofia nos proporciona a compreensão de nossa existência, oferecendo um "sentido" a vida e as relações com os outros, logo, nos torna pessoas atuantes na família, na sociedade, no mundo.
Tal compreensão se desencadeia quando questionamos, problematizamos, criticamos e procuramos por respostas que nos satisfaçam plenamente.
Uma pessoa crítica, aberta ao novo, que nunca se acomoda, acaba por adquirir ferramentas importantíssimas para a construção de sua identidade.
Posicionar-se é fundamental para que se evite ser posicionado, por exemplo por políticas públicas compensatórias de nossos governantes, assim como foi com os indigenas, assim como foi com os escravos...
Somos envolvidos pela filosofia e precisamos que assim o seja, afinal seremos educadores.
Educar demanda postura reflexiva e coerente tanto na teoria quanto na prática, pois é através desta relação (professor-aluno) que vamos "formar" crianças, jovens e adultos críticos.
Cabe ao educador incitar a busca de verdades escondidas, mascaradas, ocultadas por ideologias, tornando seus alunos verdadeiros especialistas na arte de se reconhecerem e se firmarem atravez de um sentimento comum.
Luciandréa Camargo
1º ano Magistério - Colégio Wollf Klabin.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário