FILME O GAROTO SELVAGEM
O filme relata a história de um garoto que foi abandonado numa floresta ou por apresentar alguma deficiência ou por ser concebido fora do casamento, não ficando claro no filme o motivo, este garoto viveu aproximadamente dos três ao onze anos sozinho, sendo encontrando por caçadores.
Estes caçadores o levam para um instituto que estuda e ajuda crianças surdas mudas. Professores e pesquisadores percebem que ele não conseguirá se socializar e nem se desenvolver ali e decidem por enviá-lo para um sanatório.
Um certo estudioso e professor discorda que o garoto seja débil mental e se oferece para ajudar o menino. É concedido a este professor a guarda do garoto que imediatamente começa a trabalhar com o mesmo.
Inicia ensinando o garoto a andar somente com as pernas, sem ajuda das mãos, dentre outras práticas aplicadas podemos destacar:
- Uso do método estímulo x resposta (se o garoto fizesse o que o professor pedia o aluno recebia como recompensa um copo de leite ou água)
- Estímulo por imitação (ele falava para a governanta que queria leite e a governanta lhe dava, pedia então que o garoto fizesse o mesmo), situação encontrada em crianças de dois a sete anos.
- Processo de aprendizagem e uso do raciocínio, onde o professor apresentava coisas como tesoura, chave, etc. e depois pedia que ele colocasse na ordem, ou buscasse tais objetos em determinado local... Situações essas encontradas em crianças já de sete a 11 anos.
Percebemos através deste filme que o garoto se desenvolveu e muito pois se socializou com o professor, a governanta e amigos desenvolvendo a afetividade pelos mesmos, criou métodos próprios dele para pedir leite, como exemplo, na cena em que leva a palavra “leite” feita em madeira no bolso para usar na sua visita à senhora e pedir leite.
O filme relata a maneira de se trabalhar com uma criança baseado na teoria de Jean Piaget.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Piaget? Não acho... É puro condicionamento operante: Skinner.
ResponderExcluir