domingo, 27 de fevereiro de 2011

METODOLOGIA ENSINO GEOGRAFIA 3º ANO - PROFª ANDRÉIA

METODOLOGIA ENSINO GEOGRAFIA




ALUNA: Luciandréa Camargo – 3° N.A



FAZER UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS EXEMPLOS SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA(POSSIBILIDADES, MELHORIAS...)



“...A globalização é um totalitarismo, são os ricos que

governam e os pobres vivem como pode...”

José Saramago



Não podemos negar que a globalização faz esta interligação entre os países, porém fica muito aquém de seu principal propósito, a mesma deixa mais claro as diferenças sociais existentes. Realmente temos hoje uma economia mais competitiva, acompanhamos grandes desenvolvimentos tecnológicos, os preços apresentam-se um pouco mais acessíveis com uma inflação mais amena, porém os grandes beneficiários são claros: as grandes potências econômicas.



Em meio a isso percebe-se uma educação que torna-se “mercadoria”, onde quem tem dinheiro paga pela mesma, porém paga por uma formação para atuar no mercado de trabalho, o pensamento crítico, o intelectualismo não fazem parte do “pacote”. Sofremos a influência direta desse sistema capitalista, as pessoas hoje se mostram cada vez mais competitivas, individualistas, ou nos “formatamos” ou somos excluídos, com isso questões e conceitos sobre cidadania, qualidade, conhecimento, competência ficam cada vez mais difíceis de serem abordadas, trabalhadas em sala de aula e presenciadas no cotidiano.



Carecemos de uma educação de qualidade que promova a cidadania superando as desigualdades, lembrando que educação não é somente responsabilidade do governo, somos nós, professores, pais e alunos que a construímos. A evolução faz parte do ser humano, precisamos evoluir, precisamos de novas tecnologias, mas que os menos favorecidos possam usufruir das mesmas, e não apenas em um curso profissionalizante se preparar para produzi-la para as pessoas mais abastadas e “pensantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário