domingo, 27 de fevereiro de 2011

SUJEITO HISTÓRICO - SOLICITAÇÃO SÍNTESE - 2º ANO

Síntese: O Sujeito Histórico




A aprendizagem de história resulta dos conhecimentos específicos e do estabelecimento das relações deste conhecimento com a realidade a qual o aluno esta inserido,

Nos dias atuais a história tradicional deixou de ser o único modelo de ensino.

Entendendo por sujeito histórico todos os homens inseridos dentro de um determinado contexto e período, desde figuras heroicas até gente simples.

Essas novas abordagens do ensino da histórica surgem com a Escola de Annales, da ideia de que se deve privilegiar o estudo das massas e não somente das personalidades conhecidas, interessante é que se discuta os “bastidores” de tais eventos.

No Brasil essa nova abordagem se inicia durante as décadas de 1970 e 1980.

Durante muito tempo mistificou-se homens, passando para a sociedade um sentimento de impossibilidade por parte da população. Esta nova visão do ensino de história vem para reverter isso, inserindo o homem no contexto da história, considerando-o como sujeito histórico, participante e ativo na sociedade.

A enfase é dada no sentido de que tais “heróis” não estavam sozinhos em seu feitos, e de que o ideal sempre era coletivo, desenvolvendo nos alunos a percepção de que são pessoas socialmente ativas no processo, e que desta atuação no seu cotidiano resultará feitos que serão estudados no futuro quem sabe.

Observa-se que desde a História do Brasil até a História geral o professor consegue trabalhar o sujeito histórico com seus alunos, alunos estes desde as séries iniciais, no 1º ciclo abordará o sujeito na sua comunidade/grupo social, já no 2º ciclo abordará o sujeito histórico em outras comunidades antigas/contemporâneas.

A partir da compreensão dos alunos que fazem parte da história, os mesmos tornam-se mais participantes, pois criam sua identidade, onde o aluno deixa a “decoreba” para pensar e pensar-se na história.

Possibilitar ao aluno a compreensão da verdadeira história fornece-lhe ferramentas importantes para que o mesmo se liberte da dominação imposta pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário