Síntese: O Sujeito Histórico
A aprendizagem de história resulta dos conhecimentos específicos e do estabelecimento das relações deste conhecimento com a realidade a qual o aluno esta inserido,
Nos dias atuais a história tradicional deixou de ser o único modelo de ensino.
Entendendo por sujeito histórico todos os homens inseridos dentro de um determinado contexto e período, desde figuras heroicas até gente simples.
Essas novas abordagens do ensino da histórica surgem com a Escola de Annales, da ideia de que se deve privilegiar o estudo das massas e não somente das personalidades conhecidas, interessante é que se discuta os “bastidores” de tais eventos.
No Brasil essa nova abordagem se inicia durante as décadas de 1970 e 1980.
Durante muito tempo mistificou-se homens, passando para a sociedade um sentimento de impossibilidade por parte da população. Esta nova visão do ensino de história vem para reverter isso, inserindo o homem no contexto da história, considerando-o como sujeito histórico, participante e ativo na sociedade.
A enfase é dada no sentido de que tais “heróis” não estavam sozinhos em seu feitos, e de que o ideal sempre era coletivo, desenvolvendo nos alunos a percepção de que são pessoas socialmente ativas no processo, e que desta atuação no seu cotidiano resultará feitos que serão estudados no futuro quem sabe.
Observa-se que desde a História do Brasil até a História geral o professor consegue trabalhar o sujeito histórico com seus alunos, alunos estes desde as séries iniciais, no 1º ciclo abordará o sujeito na sua comunidade/grupo social, já no 2º ciclo abordará o sujeito histórico em outras comunidades antigas/contemporâneas.
A partir da compreensão dos alunos que fazem parte da história, os mesmos tornam-se mais participantes, pois criam sua identidade, onde o aluno deixa a “decoreba” para pensar e pensar-se na história.
Possibilitar ao aluno a compreensão da verdadeira história fornece-lhe ferramentas importantes para que o mesmo se liberte da dominação imposta pela sociedade.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário