domingo, 27 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO CRÍTICA DO POEMA: Perguntas de um trabalhador que lê (Bertold Brecht)

Quando olhamos uma bela casa construída, pensamos e parabenizamos o pedreiro ou o engenheiro que assinou a planta? Qual a diferença de um para o outro? Afinal ambos possuem o mesmo conhecimento!? A diferença esta no “canudo” que o engenheiro possui! É por possuir mais conhecimento (Faculdade) que ele, e tão somente a ele é atribuído todo o mérito de uma bela construção, e o pedreiro? Segue tranquilo sua caminhada, nada questiona, afinal tal atividade lhe rendeu o “pão nosso de cada dia” e as coisa sempre foram assim mesmo!




“...tantas histórias, tantas questões...”, grandes homens e seus grandes feitos foram repassados durante muito tempo pela nossa história, verdade esta inquestionável por professores e decoradas por nós alunos. Ninguém nos ensinou a pensar, logo jamais questionamos, apenas decoramos, apenas aceitamos.

O reflexo desse novo ensino de história, a qual respeita e insere o homem no contexto, desde a educação infantil, passando pelas séries iniciais e sendo um processo continuado pela vida do educando afora com certeza dará novos rumos a história que estamos construindo hoje.

Faz-se necessário nos dias atuais o entendimento de que somos participantes no processo, providos do conhecimento necessário para que possamos sair da condição de oprimido e possamos passar a condição de dirigentes, cargos importantes, carreiras promissoras, que possamos ditar as regras e não tão somente cumpri-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário