OBJETIVOS
Ψ Compreender a Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Ψ Entender a teoria de Henri Wallon.
Ψ Observar a teoria da psicossexualidade de Sigmund Freud.
Ψ Identificar os principais pontos da teoria de Lev Seminovich Vigotsky.
JEAN PIAGET E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
Jean Piaget (1896-1980) é considerado o criador da Epistemologia Genética. Nasceu em 1896 na Suíça, tendo uma vida considerado longa, falecendo aos 84 anos de idade. Desde menino interessou-se por questões científicas, estudando moluscos, pássaros, conchas marinhas e mecânica.O elo que Piaget encontrou entre a filosofia e a biologia foi a psicologia do desenvolvimento. Foco de estudos: a gênese do conhecimento.
Piaget buscava compreender “[...] e determinar as contribuições das atividades do indivíduo e das restrições do ambiente na aquisição do conhecimento (FONTANA; CRUZ, 1997, p. 44). Esse foi, então, o foco do seu trabalho experimental.
1925 a 1931 – observação meticulosa sobre o desenvolvimento dos bebês.
Na década de 1930, concentrou as suas pesquisas na gênese das noções de quantidade, número, tempo, espaço, velocidade, movimento, mensuração, lógica e probabilidade.
Os estudos de Jean Piaget tiveram impacto no campo da Psicologia e da Pedagogia. Ele queria entender como o ser humano elabora os conhecimentos sobre a realidade, chegando a construir um sistema de abstração.
Piaget desenvolveu o termo Psicologia Genética.
Conceitos: assimilação (o meio em função do indivíduo) e acomodação (o indivíduo em função do meio), sendo a adaptação o ponto de equilíbrio entre esses dois momentos.
Esquemas de ação.
Noção de equilibração.
Autorregulação.
Aprendizagem em períodos:Período sensório-motor (zero a dois anos).Período pré-operatório (dois a sete anos).Período operatório concreto (sete a onze, doze anos).Período operatório formal (onze/doze anos a quinze/dezesseis anos).
HENRI WALLON E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
Filósofo, médico e psicólogo, Wallon (1879-1962) manteve-se próximo à educação, contribuindo de maneira especial através de estudos e observações voltadas às crianças portadoras de deficiência mental.
Para Wallon há fases vividas pela criança correspondentes a estados de transição do equilíbrio entre raízes do passado que avançam no seu futuro. Devido às experiências de contradições vivenciadas, ocorrem crises que possibilitam a reorganização e passagem para uma nova fase.
A este autor se deve o salto aos conhecimentos sobre:
A motricidade – eixo do equilíbrio tônico-motor.
A afetividade-emotividade.
Wallon é autor da teoria psicogenética e interacionista do desenvolvimento.
A integração organismo-meio e a integração dos conjuntos funcionais; emoções, sentimentos e paixão; o papel da afetividade nos diferentes estágios.
Gênese dos processos psíquicos.
Psicogênese da pessoa completa.
Propõe uma série de estágios do desenvolvimento cognitivo.
SIGMUND FREUD E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO
INFANTIL E OS PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM.
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em medicina, mas foram os estudos sobre a mente humana que lhe chamaram a atenção, área essa para a qual dedicou sua carreira de pesquisador e estudioso.
Pai da Psicanálise.
Ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, suas regiões obscuras, ou seja, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos e a interioridade do homem como problemas científicos (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999).
Inconsciente (Id).
Pré-consciente (Superego).
Consciente (Ego).
“[...] o Id é o reservatório das pulsões (impulsos básicos) desordenadas”, o Ego é o órgão executivo, responsável pelo controle da percepção e contato com a realidade, bem como pelo adiamento e modulação na expressão dos impulsos. O Superego é o responsável por estabelecer e manter a consciência moral da pessoa a partir de ideais e valores internalizados através das relações interpessoais”.
Desenvolvimento Psicossexual:“As crianças passam por uma sequência de zonas erógenas, quando a libido (energia sexual) se concentra em diferentes regiões do corpo, à medida que prossegue o desenvolvimento psicológico, caracterizando as fases do desenvolvimento [...]” (BROTHERHOOD; GALLO, 2010, p. 50).
A linha da psicanálise dá importância à relação entre docente e discente e as condições que esta fornece à aprendizagem, quanto ao conteúdo, o mesmo não tem importância, o que deve ser trabalhado para Oliveira (2008) é a curiosidade infantil, o professor deve adquirir a confiança da criança, e com isso despertar um anseio pelo conhecimento.
LEV SEMINOVICH VIGOTSKY
E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO
DESENVOLVIMENTO
INFANTIL E OS
PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM
Rússia passou por constantes conflitos econômicos, sociais e políticos – séculos XIX e XX.
Foi nesse contexto que viveu Vigotsky. (1896-1934).
Psicologia cognitiva – crise na PsicologiaAfirmava que “[...] que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser achadas nas relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior. Mas o homem não é apenas um produto de seu ambiente, é também um agente ativo no processo de criação deste meio [...]”
Intrapessoal – Interpessoal.
Vigotsky (1930, p. 3) foi um estudioso das causas sociais e entende que o desenvolvimento do psiquismo humano está atrelado ao desenvolvimento histórico da humanidade.
Os estudos vigotskyanos embasam hoje alguns documentos educacionais.
Vale ressaltar que a sua teoria não pode ser vinculada a de Piaget, haja vista que partem de pontos distintos para o estudo do desenvolvimento humano.
FONTE: Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância (Gescielly e Márcia Regina)