- Para se aprender história devemos partir do presente para o passado e vice-versa,
- Devemos levantar problemas de forma independente onde o aluno aprende a se posicionar de forma livre
- Possibilitar ao aluno estudar história de modo que o mesmo perceba contextos que estão inseridos neste processo, o educando precisa identificar-se como sujeito histórico, como por exemplo o 11 de setembro, o que afetou na economia, no mundo e no convívio do aluno e que saiba localizar os fatos, ou seja, que o 11 de setembro já apresentava uma história antes de lutas políticas antes da referida data
- A utilização didática das fontes históricas (livros didáticos, paradidáticos, filmes, excertos de jornais e revistas, mapas, dados estatísticos, tabelas, cds, dvds) ou seja, o real, o concreto, o palpável) devemos "beber em diversas fontes"
- Professor deve ter dominio para realizar a transposição didática correta, deve-se objetivar formar criticamente sabendo pesar presentexpassado (permanencia/alterações, de onde partiu/onde chegou) para tal faz se importante o planejamento
- Professores e alunos devem planejar/preparar-se para as aulas, pois somente desta forma acontece a construção do conhecimento
- O aluno precisa sentir inserido no contexto do ensino, e que é respeitado seus conhecimentos prévios
- Primordial aulas interessantes, pois estabelecem um canal de comunicação com o aluno
Dicas:
- Brincar de Ciranda Cirandinha, onde ensinamos nossos alunos a viver em sociedade
- Pesquisar fontes iconográficas: A ultima ceia de Cristo (pinturas) apresentam diferenças, abordar o porque desta diferenças diante do mesmo fato
- Música aquarela do Brasil (Ary Barroso-1939)
Nenhum comentário:
Postar um comentário