METODOLOGIA ENSINO DE GEOGRAFIA
TEXTO: Estudar o lugar para compreender o mundo (Helena Copetti Callai)
• Através das mídias nos dias atuais podemos receber uma carga muito grande de informações, sabemos coisas do mundo, admiramos paisagens maravilhosas, acontecimentos exóticos, porém desconhecemos o que esta acontecendo próximo a nós, ou seja, no local onde vivemos.
• Ao estudarmos o “espaço geográfico” percebe-se que se trata de um assunto muito amplo, fazendo-se necessário a utilização de uma escala de análise para se delimitar o espaço que se deseja estudar.
• A extensão territorial se divide em local, regional, nacional e global, dependendo do nível do local a ser estudado
• Para compreender o lugar, faz-se necessário entender o que acontece no espaço onde se vive (pessoas, forma de trabalho, produção de alimentos...)
• Através da história do lugar o sujeito conhece a sua história e entende o que acontece ao seu redor
AS VÁRIAS POSSIBILIDADES DE ESTUDAR O LUGAR
• A autora cita como exemplo um texto de literatura como: Alice no País das maravilhas, podendo ser explorado a partir da toca do coelho onde se aborda o tema moradia.
• Sempre se deve explorar o espaço, sua imagem (aparência), as relações entre os grupos sociais e a natureza
O MAPA COMO A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR O ESPAÇO
• Para se “ler” o espaço, o mapa auxilia para essa leitura, que se torna mais clara e completa, porém para entendê-lo é necessário que ocorra uma alfabetização cartográfica, ou seja, o individuo deve conseguir passar para o papel as representações de lugares, fatos ou fenômenos
• Desenhar trajetos, percursos, plantas da sala de aula ou da casa pode ser o inicio para essa alfabetização, pois desta forma o conhecimento será construído no concreto, proporcionando ao aluno um aprendizado satisfatório por estar dentro de uma realidade, desencadeando o conhecimento científico e a reflexão.
Sendo assim, o aluno será capaz de perceber as modificações no meio onde ele vive. No processo de ensino e aprendizagem é fundamental os métodos e os conteúdos, porém o aluno não deve ser deixado de lado, pois é um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, e esse processo deve ser construído a partir do diálogo entre o professor e aluno, mas todavia o professor será responsável pelos planejamentos, onde ele deverá criar condições para que o aluno se desenvolva e para que isso ocorra ele deve expor o conteúdo e o processo pedagógico de forma clara e objetiva, e ao aluno cabe o papel do interesse pelo aprender e não simplesmente ouvir, sem participar, sem compreender o que está sendo trabalhado.
Equipe: Reni, Ângela, Jacqueline, Luciandréa, Jucélia, Denise e Sílvia
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário