segunda-feira, 14 de novembro de 2011

METODOLOGIA ENSINO DE GEOGRAFIA

METODOLOGIA ENSINO DE GEOGRAFIA


TEXTO: Estudar o lugar para compreender o mundo (Helena Copetti Callai)

• Através das mídias nos dias atuais podemos receber uma carga muito grande de informações, sabemos coisas do mundo, admiramos paisagens maravilhosas, acontecimentos exóticos, porém desconhecemos o que esta acontecendo próximo a nós, ou seja, no local onde vivemos.

• Ao estudarmos o “espaço geográfico” percebe-se que se trata de um assunto muito amplo, fazendo-se necessário a utilização de uma escala de análise para se delimitar o espaço que se deseja estudar.

• A extensão territorial se divide em local, regional, nacional e global, dependendo do nível do local a ser estudado

• Para compreender o lugar, faz-se necessário entender o que acontece no espaço onde se vive (pessoas, forma de trabalho, produção de alimentos...)

• Através da história do lugar o sujeito conhece a sua história e entende o que acontece ao seu redor

AS VÁRIAS POSSIBILIDADES DE ESTUDAR O LUGAR

• A autora cita como exemplo um texto de literatura como: Alice no País das maravilhas, podendo ser explorado a partir da toca do coelho onde se aborda o tema moradia.

• Sempre se deve explorar o espaço, sua imagem (aparência), as relações entre os grupos sociais e a natureza

O MAPA COMO A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR O ESPAÇO

• Para se “ler” o espaço, o mapa auxilia para essa leitura, que se torna mais clara e completa, porém para entendê-lo é necessário que ocorra uma alfabetização cartográfica, ou seja, o individuo deve conseguir passar para o papel as representações de lugares, fatos ou fenômenos

• Desenhar trajetos, percursos, plantas da sala de aula ou da casa pode ser o inicio para essa alfabetização, pois desta forma o conhecimento será construído no concreto, proporcionando ao aluno um aprendizado satisfatório por estar dentro de uma realidade, desencadeando o conhecimento científico e a reflexão.

Sendo assim, o aluno será capaz de perceber as modificações no meio onde ele vive. No processo de ensino e aprendizagem é fundamental os métodos e os conteúdos, porém o aluno não deve ser deixado de lado, pois é um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, e esse processo deve ser construído a partir do diálogo entre o professor e aluno, mas todavia o professor será responsável pelos planejamentos, onde ele deverá criar condições para que o aluno se desenvolva e para que isso ocorra ele deve expor o conteúdo e o processo pedagógico de forma clara e objetiva, e ao aluno cabe o papel do interesse pelo aprender e não simplesmente ouvir, sem participar, sem compreender o que está sendo trabalhado.

Equipe: Reni, Ângela, Jacqueline, Luciandréa, Jucélia, Denise e Sílvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário