segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O ENSINO DE HISTÓRIA

1º AULA – METODOLOGIA ENSINO DE HISTÓRIA



O ENSINO DE HISTÓRIA

“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos” (Nietzsche)


História é uma ciência que estuda as mudanças e permanências, sendo um processo de transformação onde todos os homens são agentes, ou seja, todos nós fazemos história e cada qual aborda a história com uma forma de visão, interpretação e ou posicionamento, basta pensar, por exemplo, na brincadeira “telefone sem fio”, ou seja, várias interpretações e entendimentos durante a brincadeira.

A história não é pronta e acabada, sendo que o historiador pode influenciar outras pessoas, e isso acontece muito também na relação professor-aluno.

A sociedade esta em constante mudanças (erros/acertos) vivemos uma crise de paradigmas: eu, família, redes sociais, precocidade sexual, substituições de eletrodomésticos e eletroeletrônicos/capitalismo.

Ensinar história é discutir a atualidade, na escola o professor deve estar atento a transposição didática, precisa saber transpor de forma idônea, onde nossos alunos possam entender história de forma diferenciada a que vem ocorrendo, pois pelos diversos tempos temos diversas histórias, com objetivos, ideologias... Escola é lugar de produzir conhecimentos, devemos estar atentos para o que está por trás do projeto político pedagógico da escola, vivemos na era da informação porem devemos saber interpretá-las. A finalidade de uma disciplina deve respeitar as individualidades e especificidades dos alunos.

O professor deve retirar a essência da história do historiador, abordar conteúdos explicitando uma organização por temas específicos e apresentar conforme os níveis de escolarização, ou seja, saber e dominar a interdisciplinaridade.

Quanto à avaliação a mesma deve ser continua, objetivando diagnosticar duvidas e aprendizagens, lembrando-se da auto-avaliarão tanto do aluno quanto do professor, pois hoje nossos alunos são independentes com as novas tecnologias, por isso o professor precisa preparar-se para “boas aulas”, mostrando a utilidade daquela matéria para ao aluno, ou seja, ensinar o passado utilizando do presente.


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