1º AULA – METODOLOGIA ENSINO DE HISTÓRIA
O ENSINO DE HISTÓRIA
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos” (Nietzsche)
História é uma ciência que estuda as mudanças e permanências, sendo um processo de transformação onde todos os homens são agentes, ou seja, todos nós fazemos história e cada qual aborda a história com uma forma de visão, interpretação e ou posicionamento, basta pensar, por exemplo, na brincadeira “telefone sem fio”, ou seja, várias interpretações e entendimentos durante a brincadeira.
A história não é pronta e acabada, sendo que o historiador pode influenciar outras pessoas, e isso acontece muito também na relação professor-aluno.
A sociedade esta em constante mudanças (erros/acertos) vivemos uma crise de paradigmas: eu, família, redes sociais, precocidade sexual, substituições de eletrodomésticos e eletroeletrônicos/capitalismo.
Ensinar história é discutir a atualidade, na escola o professor deve estar atento a transposição didática, precisa saber transpor de forma idônea, onde nossos alunos possam entender história de forma diferenciada a que vem ocorrendo, pois pelos diversos tempos temos diversas histórias, com objetivos, ideologias... Escola é lugar de produzir conhecimentos, devemos estar atentos para o que está por trás do projeto político pedagógico da escola, vivemos na era da informação porem devemos saber interpretá-las. A finalidade de uma disciplina deve respeitar as individualidades e especificidades dos alunos.
O professor deve retirar a essência da história do historiador, abordar conteúdos explicitando uma organização por temas específicos e apresentar conforme os níveis de escolarização, ou seja, saber e dominar a interdisciplinaridade.
Quanto à avaliação a mesma deve ser continua, objetivando diagnosticar duvidas e aprendizagens, lembrando-se da auto-avaliarão tanto do aluno quanto do professor, pois hoje nossos alunos são independentes com as novas tecnologias, por isso o professor precisa preparar-se para “boas aulas”, mostrando a utilidade daquela matéria para ao aluno, ou seja, ensinar o passado utilizando do presente.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário