segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TEXTO: Estudar o lugar para compreender o mundo (Helena Copetti Callai)

METODOLOGIA ENSINO DE GEOGRAFIA



TEXTO: Estudar o lugar para compreender o mundo (Helena Copetti Callai)


Através das mídias nos dias atuais podemos receber uma carga muito grande de informações, vivemos em um mundo globalizado, então como trabalhar a geografia no ensino fundamental com nossos alunos?

Nada impede de abordarmos assuntos “mundiais”, porém cabe ao professor trabalhar a realidade do aluno em paralelo, o que acontece no espaço, no lugar em que o aluno vive, pois uma vez o aluno entendendo os acontecimentos ao seu redor e próximo a ele, logo entenderá e saberá se posicionar criticamente aos acontecimentos mundiais, não se tornando mero “expectador”.

Várias são as possibilidades de se estudar um determinado lugar com os alunos, no texto a autora cita o exemplo da história: Alice no País das Maravilhas, focando na “toca do coelho” e partindo deste para tipos de moradias (diferenças das moradias e o porquê da diferenças), outros temas poderiam ser as enchentes em São Paulo ou os deslizamentos no Rio de Janeiro, entre outros...

Para se ensinar geografia, assim como todas as outras matérias precisamos partir do concreto, na geografia ao se trabalhar lugares, espaços utilizamo-nos de mapas (trajeto, local, cidade...), logo cabe ao professor alfabetizar geograficamente onde o aluno aprenderá a ler e compreender e como reflexo capaz de fazer, criar seus próprios mapas físicos e posteriormente mentais.

É essencial que o professor ao buscar êxito em suas aulas deve usar de métodos e conteúdos que possibilitem tal aprendizagem, onde o aluno seja o protagonista e que lhe seja significativo.

A geografia deve ser trabalhada de forma a explorar a observação por parte do aluno, observar ao seu redor, percebendo mudanças, evoluções, degradações, permanências, sejam elas nas ruas, cidades, bairros... E que neste processo de observação, o aluno, por exemplo, seja instigado pelo professor a olhar criticamente e reflexivamente uma paisagem, e entender que ela conta uma história, apresenta recursos naturais, possui ação do homem, etc.

Precisamos que nossos alunos consigam ler, olhar criticamente, analisando o antes e o depois e os porquês das mudanças, os diferentes lugares não se formam ao acaso, são influenciados pelas intervenções humanas da sociedade por diversos objetivos.

No ensino de geografia o maior laboratório é o mundo, devemos então ir além das salas de aula, partindo do próximo para o distante, mudando esta ordem se assim achar importante, logo trabalhando uma geografia globalizada para alunos globalizados.



Equipe: Solange, Ana Rosa, Jacqueline, Sirléia, Maria e Luciandréa

2 comentários: