terça-feira, 5 de abril de 2011

ERASMO DE ROTERDÃ - ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PROFª LUCIMARA

HUMANISMO

• O Humanismo caracteriza-se por uma nova visão do homem em relação a Deus e, em relação a si mesmo. Essa nova visão decorre diante da nova realidade social e econômica vivida na época.

• Nessa época também tem início as grandes navegações, que levam as pessoas a valorizar crescentemente as conquistas humanas. Esses fatores combinados levam a um processo que atinge seu ponto máximo no Renascimento.

• Como conseqüência dessa nova realidade social, o Teocentrismo pregado e defendido durante tantos anos pelas classes anteriores, passa a dar lugar para o Antropocentrismo, nova visão onde o homem se coloca como sendo o centro do Universo.

• Portanto o Humanismo é considerado como um período de transição.

(retirado site: www.wikipedia.com, acesso em 04 de abril de 2011)

Erasmo de Roterdã se insere no grupo dos grandes filósofos e pensadores na transição da idade média para a idade moderna, época de redescobertas e reinterpretação da produção cultural da antiguidade Greco romana, é também nesse período que se revitalizava a cidades, formavam-se os comércios, ou seja, o homem começa a ocupar um papel importante em sua história, começa a produzir.

Com Erasmo de Roterdã percebe-se o fim do predomínio da igreja, Erasmo critica incisivamente o clero, prega a volta dos valores cristãos a começar pela paz, defende o diálogo. Sobre a educação, a cultura e a ciência, incita a leitura e defende o desenvolvimento do homem em todo o seu potencial, em toda a sua criatividade através da leitura e da linguagem. E é lendo, estudando e entendendo o passado, que se promoveu assim um maior conhecimento dos acontecimentos e fatos ocorridos levando à educação moderna.

Erasmo via nos livros uma alternativa saudável de ensinar, defendia também o prazer físico e o bom humor, desmistificando de “pecados” como sempre foram ditados pela igreja.

Quanto a educação, as pessoas teriam a possibilidade através de leituras com interpretações mais críticas de chegar a perfeição, ou seja, a perfeição se daria pelo conhecimento, nesta época a educação serviria para elevar o homem a sua condição de homem, deixando de centrar-se somente à coisas divinas, mas que por ele mesmo usando da razão poderia evoluir.

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