METODOLOGIA ENSINO DE HISTÓRIA – PLANO DE TRABALHO
CONTEÚDO: Fonte histórica – Registro de Nascimento
OBJETIVOS:
• Conhecer o documento: Registro de Nascimento
• Reconhecer a existência do ser humano
• Valorizar e respeitar as pessoas idosas
DESENVOLVIMENTO
• Iniciaremos mostrando na TV pen drive a propaganda “Certidão de Nascimento”
• Discutiremos com os alunos em roda de conversa buscando o que eles sabem sobre o assunto
• Mostraremos aos alunos um registro de nascimento (em anexo)
• Explicaremos sua importância e o que contém tal documento
• Finalizaremos trazendo para a sala de aula a pessoa referida no registro de nascimento que foi exposto para a criança, à mesma terá um espaço para interagir com as crianças, contando um pouco de sua história
• Como tarefa de casa para fixação da atividade proposta os alunos farão a atividade “arvore genealógica” em anexo e uma autobiografia
AVALIAÇÃO: Será realizada através das atividades propostas como tarefa de casa.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
• Cartório de Registro Civil Luiz Larocca Junior da comarca de Telêmaco Borba – PR.
• Registro de Nascimento, folha 292 do livro A 9.
ANEXO:
• Atividade desenvolvida: Entrevista Srª. Emília de Queiróz, dona do registro de nascimento
• PESQUISA: Certidão de Nascimento
É a declaração do nascimento de uma pessoa feita em um livro de registro existente no cartório e com o qual ela passa legalmente a existir. A primeira via é gratuita. O registro civil de pessoas com até 16 anos é feito diretamente no cartório. Com mais de 16 anos, somente com autorização judicial.
Para que serve o registro de nascimento: Para a criança ter garantida a sua identidade, podendo matricular-se em escola, participar de programas sociais (saúde, assistência social, erradicação de trabalho infantil). Para o cidadão trabalhar com carteira assinada, casar e votar.
Onde fazer o registro:
- O Registro Civil ( ou Certidão de Nascimento) é feito no Cartório de Registro Civil. Os pais ou responsáveis pela criança devem dirigir-se preferencialmente a um cartório da área de residência dos pais, mas pode ser também a um cartório do local de nascimento da criança, dentro de 15 dias do nascimento.
Documentos necessários:
Declaração de Nascido Vivo – DNV, emitida pelo hospital onde a criança nasceu ou por médico habilitado. No caso de parto feito em casa sem o médico, a declaração de Nascido Vivo será preenchida pelo próprio cartório ou pela Secretaria de Saúde municipal ou estadual, com a presença de duas testemunhas maiores que tenham conhecimento do parto e da parteira, se ela for conhecida.
Se os pais forem casados: Certidão de Casamento e Carteira de identidade do pai ou da mãe.
Se os pais não forem casados: caso o pai deva constar na certidão, obrigatoriamente este deve fazer registro. Neste caso, deve apresentar a certidão de nascimento dele e da mãe da criança.
_________________________________________________
Atividade: Autobiografia
Aluno:___________________________________________Data: __________
Neste dia trabalhamos com fontes históricas, aprendemos o que é e para que serve o registro de nascimento, observamos um modelo de registro de nascimento da Srª Emilia, pudemos conhecê-la pessoalmente, fizemos varias perguntas sobre sua história, agora é com você, peça para seus pais mostrarem a sua certidão de nascimento, a partir da dela escreva um pouco sobre sua história desde seu nascimento ate os dias atuais:
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
boa ideia!
ResponderExcluir