sexta-feira, 8 de abril de 2011

Síntese textos: "As quatro práticas da alfabetização" e "O livro didático e a escolarização da leitura"

METODOLOGIA ENSINO DE PORTUGUES E ALFABETIZAÇÃO




ALUNA: Luciandréa Camargo – 3º E.N. A



Elabore uma síntese com base nos textos: “As quatro práticas da Alfabetização” e “O livro didático e a escolarização da leitura”, expondo suas opiniões:



O primeiro texto aborda a questão de alfabetização, enfatizando o uso das quatro práticas da alfabetização: leitura e interpretação, produção de textos, análise lingüística e sistematização para o domínio do código. Lembrando que o usa destas quatro práticas direciona o “alfabetizar letrando” que muito se discute nos dias atuais.

Sem dúvida, com o uso dessas práticas o aluno terá um leque maior de possibilidades de aprendizagem.

Uma das quatro práticas citadas é a sistematização para o domínio do código, e é nesse ponto que temos que atentar para que ao invés de contribuir com a aprendizagem do aluno não se acabe por retardar ou até mesmo dificultar a aquisição da escrita do mesmo.

Muitos professores com interpretações errôneas desta prática acabam por abolir em definitivo o uso dos livros didáticos, afinal como podemos alfabetizar sem uma abordagem das letras e das sílabas?

Faz-se necessário uma mesclar de ambos os métodos, e é sobre a cartilha, ou seja, o uso do livro didático que o segundo texto aborda através da entrevista com Magda Soares, percebe-se hoje sim que é de grande valia o uso do livro didático, porém que o mesmo tenha a função de fornecer embasamentos, de esclarecer dúvidas, de oferecer um norte ao professor, afinal é nele que encontramos organizado de forma clara e coesa os conteúdos de cada série do respectivo ensino fundamental.

Cabe ao bom professor claro, ir além dos livros didáticos, ofertando ao seu alunado outras formas de livros e leituras, entendendo que no processo de ensino aprendizagem e de alfabetização todas as formas são válidas quando se objetiva a tão sonhada formação da pratica social real da leitura e da escrita.

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