quarta-feira, 23 de março de 2011

SANTO AGOSTINHO

1) Jamais, entendemos que naquela época os conteúdos tradicionais eram deixados em segundo plano, os padres “detentores do conhecimento” apenas ensinavam o que lhes era conveniente, ou seja, formar membros para o clero, e de forma muito tranqüila conseguiam, pois é de nosso conhecimento que todas as pessoas que não possuem um livre acesso as informações, ao conhecimento deixam-se levar facilmente, a educação hoje se propõe, pelo menos em teoria, fornecer diversas formas de se alcançar conhecimentos, levando o aluno a reflexão do que melhor lhe convém, educamos para libertar e não aprisionar, ou pelo menos deveria ser assim....




2) De forma diferenciada em paralelo a esta afirmação, a aprendizagem hoje é vista como um processo, processo este de erros e acertos, é ele que leva o aluno ao aprimoramento, cabe ao professor a postura de promover a avaliação durante todo o mesmo, entendendo o aluno como ser passível de erros, de limitações porém com potencialidades que podem ser afloradas, um professor que disponibiliza recursos avaliativos adequados e diferenciados conseguirá fazer com que seu aluno se desenvolva e alcance objetivos propostos, o bom professor cria pontes para que o aluno por ele mesmo alcance resultados satisfatórios.



3) As correntes atuais pregam uma verdade contrária aos tempos Agostinianos, seu discurso hoje é formar pessoas pensantes, atuantes e transformadores da sociedade a qual estão inseridos. Então porque não se pensa? Porque não se atua? Porque não se transforma? Professores, educadores, diretores até se propõem a isso, porém temos consciência de que vivemos num mundo capitalista e globalizado, e a verdade infelizmente estampada quanto ao ensino é que vivemos “num mundo de faz de conta”, o ensino é uma “marionete” do sistema, sistema este gerenciado por governantes que muitas das vezes não colocam em prática a doce teoria do sistema de educação, como resultado temos pessoas acomodadas, despreparadas e incapazes de questionamentos reais que busquem elevar a sociedade a mudanças, e neste jogo do faz de conta, professores fazem de conta que ensinam livremente e alunos fazem de conta que aprendem e são livres....Enfim a conclusão a que se chega é de pouco se mudou dos tempos Agostinianos, apenas objetivos e propósitos daqueles que sempre dominaram.



PLANEJAMENTO:

Um bom planejamento deve partir do princípio de alunos heterogêneos, alunos com diferentes vivências, culturas, hábitos e realidades sociais e econômicas, pessoas únicas com pensamentos, idéias e aspirações diferenciadas.

Professores nos dias atuais que usam de métodos tradicionais, arcaicos, que procuram colocar seus alunos dentro de formas e formatos estão ultrapassados, não existem fórmulas, não existem regras, deve acontecer um correto planejamento com objetivos claros e coerentes, várias são as formas de se promover aprendizagem, o planejamento hoje deve procurar direcionar em cada aluno, em seu particular, dentro de suas potencialidades o seu desenvolvimento que nunca, jamais se dá ao mesmo tempo ao de seus colegas, e somente conseguirá planejar de forma satisfatória professores preparados e compromissados com o objetivo real, formar homens integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário