sexta-feira, 11 de março de 2011

SÍNTESE: PEDAGOGIA SÓCIO HISTÓRICA – FUNDAMENTOS

Para uma coerente prática de uma política educacional dentro da pedagogia sócio histórica faz se necessário mudanças no contexto escolar, mudanças estas na organização do trabalho pedagógico, no trabalho coletivo, nas concepções de educação da linha pedagógica e nos fundamentos teóricos que a norteiam.


Na questão da organização do trabalho pedagógico, faz se necessário uma abrangência num todo (rotinas diárias, organização curricular, avaliação, etc...) onde o envolvimento de todos no processo é primordial para seu bom andamento, ou seja o uso do trabalho coletivo.

Quanto a proposta pedagógica, entende-se a educação com um processo dialético de transformação de consciências, onde se respeita as vivências e experiências de cada um, abre-se espaço para diálogos e troca de informações num processo de socialização. Fundamentando tal pedagogia numa síntese dialética continuada, na constituição do sujeito, na necessidade de domínio de conteúdo tanto de professores quanto de alunos, prevalecendo o conteúdo sobre os métodos, o significado, a interdisciplinalidade e o estabelecimento da relação professor/aluno, garantindo a todos o direito e acesso a educação e cultura.

Seu embasamento se dá através das principais ideias de Karl Marx, Vygotsky, Snyders, Makarenko e Paulo Freire.

Na proposta curricular o aluno deve ser instrumentalizado na aquisição dos conhecimentos de modo que se desenvolva plenamente e possa atuar de forma significativa na sociedade. Para tanto o professor precisa ensinar gradualmente os conteúdos, sendo que os mesmos devem fazer sentido, ensinar de forma contextualizada, respeitando o tempo de cada aluno, propondo sempre atividades permanentes e diversificadas para uma justa avaliação da apropriação de conhecimento.

Importante destacar os eixos articuladores, estes permeados pela linguagem nas áreas do conhecimento: linguagem oral e escrita, matemática, estudo da natureza e sociedade, arte e corporal.

Ao avaliar na proposta histórico crítica, leva-se em consideração a qualidade e não a quantidade durante um período, sendo um processo contínuo e diagnóstico.

Quanto a função da avaliação na escola, esta deve ser pensada e repensada tanto para a analise do aluno quanto ao do professor, definindo sempre novas estratégias.

Avalia-se o desenvolvimento do aluno, a metodologia, o todo (escola/comunidade). Necessário valer-se de diversos instrumentos ( observação, portfólio, caderno do aluno, etc). O professor deve-se valer de registros ( caderno de registro da turma, ficha de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento infantil, pareceres descritivos).

Nos instrumentos de avaliação, a observação ocorre durante toda a pratica, sendo diária e registrada. Nas atividades específicas, o professor usa de exercícios, pesquisas, relatórios, provas orais ou escritas, registrando no caderno da turma. Quanto ao caderno do aluno deve-se ter organização estética, textos e atividades com enunciado bem explicativo e detalhado, sendo que o professor deve corrigi-lo diariamente. O caderno de registro da turma deve conter informações de datas, conteúdos e analise do professor, registros frequentes, anotações específicas (leitura, fala e pessoais) e o portfólio, coletânea dos trabalhos desenvolvidos dentro dos padrões especificados sendo de livre acesso aos pais nas reuniões para acompanhamento.

Um comentário:

  1. Adorei ter encontrado este blog me ajudou muito!!
    Informações precisas e claras.
    Parabéns!!

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