quarta-feira, 9 de março de 2011

PLANO DE AULA - ESTUDO DA NATUREZA E SOCIEDADE

TURMA: 4º Ano (antiga 3º série)


AREAS DO CONHECIMENTO: Ciências

CONTEÚDO/ASSUNTO: Meio ambiente/seres vivos e não vivos

OBJETIVOS:

Conceituar meio ambiente,

Distinguir os componentes da natureza

Analisar a diferença entre o ser vivo e não vivo,

PROCEDIMENTOS

Projeção em vídeo do filme: “A natureza e vida”, que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui.

Dividir a turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, agua, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.

Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive

Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos

Proposição do exercício no livro didático

Para encerrar sera feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula.

RECURSOS

Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar os cartaz e outros.

ATIVIDADES: em anexo

AVALIAÇÃO: Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula, a participação nas atividades propostas.

REFERÊNCIAS:

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Ciências 3º ano, Ensino fundamental. Ed. Bianca Glasner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário