TURMA: 4º Ano (antiga 3º série)
AREAS DO CONHECIMENTO: Ciências
CONTEÚDO/ASSUNTO: Meio ambiente/seres vivos e não vivos
OBJETIVOS:
Conceituar meio ambiente,
Distinguir os componentes da natureza
Analisar a diferença entre o ser vivo e não vivo,
PROCEDIMENTOS
Projeção em vídeo do filme: “A natureza e vida”, que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui.
Dividir a turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, agua, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive
Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos
Proposição do exercício no livro didático
Para encerrar sera feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula.
RECURSOS
Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar os cartaz e outros.
ATIVIDADES: em anexo
AVALIAÇÃO: Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula, a participação nas atividades propostas.
REFERÊNCIAS:
NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Ciências 3º ano, Ensino fundamental. Ed. Bianca Glasner.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário