TRABALHO SOLICITADO PROFESSORA LUCIMARA - ESTAGIO SUPERVISIONADO
ALUNAS: ANGELA E LUCIANDRÉA
BIOGRAFIA
São Tomás de Aquino foi um padre dominicano, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica . Tomás nasceu em Aquino por volta de 1225 , de acordo com alguns autores no castelo do pai Conde Landulf de Aquino, localizado em Roccasecca, no mesmo Condado de Aquino (Reino da Sicília, no atual Lácio). Por meio de sua mãe, a condessa Teodora de Theate, Tomás era ligado à dinastia Hohenstaufen do Sacro Império Romano-Germânico. O irmão de Landulf, Sinibald, era abade da original abadia beneditina em Monte Cassino. Enquanto os demais filhos da família seguiram uma carreira militar, a família pretendida que Tomás seguisse seu tio na abadia; isto teria sido um caminho normal para a carreira do filho mais novo de uma família da nobreza sulista italiana. Aos cinco anos, Tomás começou sua instrução inicial em Monte Cassino, mas depois que o conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia no início de 1239, Landulf e Teodora matricularam Tomás na studium generale (universidade) criada recentemente por Frederico II em Nápoles. Foi lá que Tomás provavelmente foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, todos que influenciariam sua filosofia teológica. Foi igualmente durante seus estudos em Nápoles que Tomás sofreu a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano em Nápoles que fazia parte do esforço ativo intentado pela ordem dominicana para recrutar seguidores devotos.Nesta época seu professor de aritmética, geometria, astronomia e música era Pedro de Ibérnia. Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na ordem fundada por Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido." Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX de França. Morreu, com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade abordar a vida e obras do filósofo São Tomás de Aquino, nele vamos nos inteirar de assuntos sobre sua linha de pensamento e pedagogia, que se embasava na razão e na fé.
DESENVOLVIMENTO
O pensamento de São Tomás de Aquino é embasado e marcado fortemente pela filosofia de Aristóteles, que se recusa a afastar-se do real concreto, a apartar-se do que está diante dos olhos. E é precisamente essa atitude fundamental que Santo Tomás aceita com toda a veemência.
É uma decidida aproximação do concreto, da realidade experiencial do mundo: as coisas concretas que se pode ver, ouvir, saborear, cheirar e tocar são tomadas como algo propriamente real, como realidade por direito próprio e não como mero reflexo ou sombra, não como mero símbolo de outra coisa invisível.
Suas propostas encontram forte resistência da igreja católica ao se valorizar a matéria em oposição ao espiritualismo de Santo Agostinho, o pensamento e o uso da razão, dentro do âmbito da igreja, ou seja, pessoas que faziam uso do pensamento. Para Aquino o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus.
A idéia, transportada para a educação, introduz um princípio pedagógico moderno e revolucionário para seu tempo: o de que o conhecimento é construído pelo estudante e não simplesmente transmitido pelo professor. São Tomás de Aquino legou à educação, sobretudo a idéia de autodisciplina. Foi essa a marca do ensino cristão, que alcançaria sua máxima eficiência, em termos de doutrinação. Com o tempo a filosofia tomista foi adotada como a filosofia oficial da Igreja Católica, e a Suma Teológica foi considerada a expressão mais alta e acabada da possível conciliação entre a fé e a razão.
CONCLUSÃO
São Tomas de Aquino consegue estabelecer o equilíbrio entre fé e razão, distinguindo-as, mas não as separando, ou seja, tanto a teologia quanto a filosofia podem tratar do mesmo objeto, consegue assim superar posições ambíguas de pensadores anteriores.
No campo da educação sua influência se dá de forma que cada qual pode e deve formar seus próprios conceitos. Cabendo ao professor ordenar tais conceitos e pensamentos para um melhor entendimento por parte de seus alunos, propiciando assim toda forma de experimentação do real, do concreto e fazendo pontes com o conhecimento abstrato, de forma que lhe faça sentido. Desta forma teremos alunos capazes de formar seus próprios conceitos e pensamentos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
• LAVAND, Jean. Artigo: Tomás de Aquino e o papel do corpo na realização do homem. Disponível em: HTTP://hottopos.com. Acesso em 26 de março de 2011
• Revista Nova Escola, Grandes Pensadores: Tomás de Aquino - O pregador da razão e da prudência, Ed. Abril, 2008.
• VINCENTINO, Claudio. História Geral. Ed. Scipione – S.P – 1997.
• www.wikipedia.com/pensadores
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