segunda-feira, 28 de março de 2011

TRABALHO SOLICITADO METODOLOGIA ENSINO ARTE - 3º ANO

MOVIMENTO:HAPPENING: Jean Jacques Lebel afirma que happening "é artes plásticas, mas sua natureza não é exclusivamente pictórica, é também cinematográfica, poética, teatral, alucinatória, social-dramática, musical, política, erótica e psicoquímica. Não se dirige unicamente aos olhos do observador, mas a todos os seus sentidos". A participação do público é fundamental.

O primeiro happening ocorreu em 1952, nos Estados Unidos e foi realizado por John Cage. Artistas: Marta Minujin, Kudo, Oldemburg e Red Grooms.

Brasil: Flávio de Carvalho, Ivald Granato, José Aguilar, Nelson Leiner, Wes-ley Duke Lee

MOVIMENTO MINIMALISTA: Surge a partir de 1965, nos EUA, principalmente na escultura, feita em grandes dimensões e caracterizada por superfícies polidas, brilhantes, com acabamento primoroso e a partir de matéria-prima industrial. São peças quase sempre voltadas para um rigor formal.

Artistas principais: Carl André, Donald Judd, Ellsworth Kelly, Mathias Goeritz, Robert Morris, Sol Lewitt. Brasil: Amílcar de Castro, Carlos Fajardo, Eduardo Sued.

ARTE CONCEITUAL: É a arte que exige a participação mental do espectador, elimina a estrutura representativa, matéria, artesanal, valorizando a idéia, o processo, a situação, como escreveu Abraham Moles: "O artista não luta mais com a matéria, mas com a idéia. Não faz mais obras, propõe idéias para fazer obras". Surgiu em 1969 na Suíça.

MOVIMENTO COBRA: Movimento artístico criado na Holanda, Sigla de Copenhague-Bruxelas-Amsterdam, grupo artístico europeu que surgiu entre 1948 e 1951. Ligado esteticamente ao expressionismo figurativo, teve como principais representantes Asger Jorn, Karel Appel e Pierre Alechinski. Assim como as obras de Jackson Pollock essa pintura é gestual, livre, violenta na escolha de cores e texturas.

Principais Artistas:

PIERRE ALECHINSKY, pintor e gravador belga. Um dos mais jovens integrantes do grupo Cobra, marcou sua obra pelo tachismo. Participou da XI Exposição Internacional do Surrealismo, em 1965.

ASGER JORN, pintor dinamarquês. Sua obra é caracterizada pelo uso de cores vivas e formas distorcidas. Sofreu influência dos pintores James Ensor e Paul Klee.

KAREL APPEL, pintor holandês. Criador de uma obra vigorosa e colorida, caracterizada pela figuração rude e simplificada. Realizou também esculturas em madeira e metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário