segunda-feira, 11 de abril de 2011

PLANO DE TRABALHO - CONTEÚDO: Fonte histórica – Registro de Nascimento

METODOLOGIA ENSINO DE HISTÓRIA – PLANO DE TRABALHO




CONTEÚDO: Fonte histórica – Registro de Nascimento



OBJETIVOS:

• Conhecer o documento: Registro de Nascimento

• Reconhecer a existência do ser humano

• Valorizar e respeitar as pessoas idosas



DESENVOLVIMENTO

• Iniciaremos mostrando na TV pen drive a propaganda “Certidão de Nascimento”

• Discutiremos com os alunos em roda de conversa buscando o que eles sabem sobre o assunto

• Mostraremos aos alunos um registro de nascimento (em anexo)

• Explicaremos sua importância e o que contém tal documento

• Finalizaremos trazendo para a sala de aula a pessoa referida no registro de nascimento que foi exposto para a criança, à mesma terá um espaço para interagir com as crianças, contando um pouco de sua história

• Como tarefa de casa para fixação da atividade proposta os alunos farão a atividade “arvore genealógica” em anexo e uma autobiografia



AVALIAÇÃO: Será realizada através das atividades propostas como tarefa de casa.



REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

• Cartório de Registro Civil Luiz Larocca Junior da comarca de Telêmaco Borba – PR.

• Registro de Nascimento, folha 292 do livro A 9.



ANEXO:

• Atividade desenvolvida: Entrevista Srª. Emília de Queiróz, dona do registro de nascimento

• PESQUISA: Certidão de Nascimento

É a declaração do nascimento de uma pessoa feita em um livro de registro existente no cartório e com o qual ela passa legalmente a existir. A primeira via é gratuita. O registro civil de pessoas com até 16 anos é feito diretamente no cartório. Com mais de 16 anos, somente com autorização judicial.

Para que serve o registro de nascimento: Para a criança ter garantida a sua identidade, podendo matricular-se em escola, participar de programas sociais (saúde, assistência social, erradicação de trabalho infantil). Para o cidadão trabalhar com carteira assinada, casar e votar.

Onde fazer o registro:

- O Registro Civil ( ou Certidão de Nascimento) é feito no Cartório de Registro Civil. Os pais ou responsáveis pela criança devem dirigir-se preferencialmente a um cartório da área de residência dos pais, mas pode ser também a um cartório do local de nascimento da criança, dentro de 15 dias do nascimento.

Documentos necessários:

Declaração de Nascido Vivo – DNV, emitida pelo hospital onde a criança nasceu ou por médico habilitado. No caso de parto feito em casa sem o médico, a declaração de Nascido Vivo será preenchida pelo próprio cartório ou pela Secretaria de Saúde municipal ou estadual, com a presença de duas testemunhas maiores que tenham conhecimento do parto e da parteira, se ela for conhecida.

Se os pais forem casados: Certidão de Casamento e Carteira de identidade do pai ou da mãe.

Se os pais não forem casados: caso o pai deva constar na certidão, obrigatoriamente este deve fazer registro. Neste caso, deve apresentar a certidão de nascimento dele e da mãe da criança.

_________________________________________________
Atividade: Autobiografia



Aluno:___________________________________________Data: __________


Neste dia trabalhamos com fontes históricas, aprendemos o que é e para que serve o registro de nascimento, observamos um modelo de registro de nascimento da Srª Emilia, pudemos conhecê-la pessoalmente, fizemos varias perguntas sobre sua história, agora é com você, peça para seus pais mostrarem a sua certidão de nascimento, a partir da dela escreva um pouco sobre sua história desde seu nascimento ate os dias atuais:

Um comentário: