sábado, 21 de maio de 2011

Aberto cadastramento para egressos da Vizivali

(20/05/2011)


Aberto cadastramento para egressos da Vizivali


Está aberto, a partir desta sexta-feira, dia 20, na página na internet da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o cadastramento para todos os professores e alunos que concluíram o Programa de Capacitação para Docência ofertado pela Faculdade Vizivali. Esse é o primeiro passo que levará ao reconhecimento dos diplomas de cerca de 35 mil professores paranaenses. O cadastramento ficará disponível até o próximo dia 30 de maio e é obrigatório para a inclusão do aluno nos procedimentos estabelecidos para a solução do caso.



O deputado estadual Péricles de Mello (PT), que assumiu na Assembleia Legislativa a luta dos professores pelos seus diplomas e acompanha o caso de perto, está confiante de que as medidas anunciadas colocarão um ponto final no problema que se arrasta há anos.



Foram abertas duas turmas pelo Programa de Capacitação, em 2003 e 2005. “Os professores merecem toda consideração, pois tiveram boa fé ao se inscreverem no Programa da Vizivali, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação”, defende Péricles.



É importante que os professores leiam com atenção o formulário e preencham corretamente o cadastro com todas as informações solicitadas. O objetivo é identificar o quadro real da situação acadêmica e funcional de cada inscrito, esteja ele atuando ou não como professor. O sistema também permite correções durante todo o processo de preenchimento.



Segundo a Seed, será possível fazer um mapeamento das regiões onde se concentram os professores para verificar quantos polos serão necessários disponibilizar. As informações também servirão para que as universidades estaduais organizem a metodologia de trabalho.



É indispensável que todos façam o cadastramento, mesmo aqueles que fizeram complementação ou pós-graduação em outras instituições.



Acesse link do cadastro no final desta página.



Definições



Uma proposta de solução foi debatida entre a Seed, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, juntamente com representantes das Universidades Estaduais do Paraná.



Ficou acertado que haverá um aproveitamento e complementação dos estudos da Vizivali. Para aqueles que fizeram complementação em outras instituições de ensino superior, como no caso da Universidade Castelo Branco (UCB) e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), a Seed deve aceitar os diplomas expedidos por essas instituições de imediato, sem necessidade dos professores fazerem novos estudos.



O deputado Péricles destaca que a solução apresentada pela Secretaria é a concretização das propostas que defendeu desde o governo anterior, reconhecendo a complementação da UCB e ULBRA, e os estudos feitos pelos professores, ofertando uma complementação mais curta.



Complementação



A carga horária ainda não está fechada, mas o tempo da complementação será de no máximo um ano, com cerca de 1.300 horas-aula e previsão de início em agosto desse ano. A carga horária poderá ser reduzida, pois as universidades estaduais terão autonomia para analisar o currículo de cada professor para fazer aproveitamento de disciplinas.



Um termo de ajuste de conduta, a ser homologado pelo Estado, deve garantir direitos dos professores, como de assumir vaga em concurso, avanço na carreira e estabilidade nos empregos até receberem seus diplomas.





Clique aqui para acessar o cadastro na página da Seed. Dúvidas sobre o preenchimento do cadastro podem ser tiradas pelo telefone 0800 645 1521.



O mandato do deputado Péricles também está à disposição para mais informações pelo telefone (41) 3350-4250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário