quinta-feira, 5 de maio de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA – COMÊNIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – PROJETOS


ALUNA: Luciandréa Camargo – 3 E.N.A


1) Sabendo que Comênio é o Pai da Didática Moderna, elabore um resumo sobre o que é e qual a importância da didática na prática do professor:

O termo didática significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Em cada tendência pedagógica diferem visão de homem e de mundo e modifica-se a finalidade da educação, muda o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, conseqüentemente, muda-se a forma de ensinar. Uma boa didática é importante para desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar.

2) COMÊNIO, trás uma nova visão de educação, deixando de lado a “égide da palmatória”, nos levando a refletir, por que não se aprende brincando? Você como futuro educador, como vê essas teorias da aprendizagem? Justifique sua resposta:



"Brincadeiras e jogos não devem ser utilizados como recurso para que os alunos façam uma atividade. A motivação precisa ser a aprendizagem. Esse é o desafio."

(Revista Nova Escola, março 2011)

É claro que para educar não se faz necessário castigar o aluno, porém o que se confunde muito nos dias de hoje é o brincar pelo brincar, atividades dinâmicas e divertidas não garantem, necessariamente aprendizagem. O grande desafio da escola é demonstrar a importância do saber na sociedade moderna e o quanto aprender pode ser desafiante e interessante. É dessa sensação que deve vir à satisfação pelo estudo. As brincadeiras certamente deixam os alunos mais animados, mas, se você tem como objetivo levar a turma a aprender os conteúdos previstos em cada disciplina, o melhor caminho é propor situações desafiadoras, que façam sentido para o aluno e valorizem o seu esforço em superar limites.



3) O que é escolástica?

Forma de se ensinar conteúdos de gramática, retórica, dialética e outras disciplinas voltadas para o pensamento cristão da época, justificando a fé na doutrina ensinada pelo clero. A Escolástica foi profundamente influenciada pela Bíblia Sagrada, pelos filósofos da Antiguidade e também pelos Padres da Igreja, escritores do primeiro período do Cristianismo oficial, que detinham o domínio da fé e da santidade. (www.infoescola.com.br, acesso em 22 de abril de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário