METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
QUADRO COMPARATIVO DA METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ENTRE HELOISA DUPAS PENTEADO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE TELEMACO BORBA
TURMA: 2º SÉRIE
Heloísa Dupas Penteado sistematiza os conteúdos de forma a se trabalhar a questão do ensino propriamente da geografia no ensino fundamental, seus conteúdos são importantes, pois abrangem as relações sociais, o tempo, datas de interesse do aluno, de sua localidade, de seu país... Seguindo numa crescente do menor para o maior e também calendários, o espaço a natureza e a cultura. Sua proposta se faz interessante ao se pensar no momento de planejamento das aulas, uma vez, que apresenta uma seqüência, uma lógica, uma coerência em o que e como trabalhar, facilitando assim ao professor no momento de planejar suas aulas e transmitir os conhecimentos científicos necessários aos alunos
O diferencial da proposta da Secretaria é que seu campo de visão é mais abrangente na questão de formação de cidadãos críticos e atuantes em seu meio, a proposta é trabalhar além da geografia, é estudar a natureza e a sociedade, desta forma trabalha-se ciências, história e geografia interligados, fornecendo ao aluno infinitas possibilidades para seu desenvolvimento.
Percebe-se que nesta proposta, os conteúdos científicos são inseridos de forma a criar pontes do aluno ao conhecimento, sendo este aluno parte de todo o processo e agente do mesmo.
Ao se trabalhar o estudo da natureza e sociedade, embasamos nossos alunos para que olhem ao seu redor de forma crítica e saibam se posicionar nos grupos humanos, em suas relações, em sua história com suas formas de organização, e para que além disso, sintam-se preparado e capazes de resolver seus conflitos, em diferentes épocas e locais, observando, estudando, entendendo, discordando ou concordando, logo mudando, transformando, conscientes de seu papel, suas ações e também conseqüências das mesmas. Talvez aqui possamos enfatizar a questão negativa ao se pensar no planejamento destas aulas no momento de transmissão dos conhecimentos, uma vez que nessa proposta não existe uma separação clara e objetiva de como e o que se trabalhar, resultando num maior exigência do professor para saber distingui-las e ao mesmo tempo interligá-las de modo que não venha a desfavorecer o aluno e prejudicá-lo em seu desenvolvimento.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário