sábado, 28 de maio de 2011

QUADRO COMPARATIVO DA METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ENTRE HELOISA DUPAS PENTEADO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE TELEMACO BORBA

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA



QUADRO COMPARATIVO DA METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ENTRE HELOISA DUPAS PENTEADO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE TELEMACO BORBA

TURMA: 2º SÉRIE

Heloísa Dupas Penteado sistematiza os conteúdos de forma a se trabalhar a questão do ensino propriamente da geografia no ensino fundamental, seus conteúdos são importantes, pois abrangem as relações sociais, o tempo, datas de interesse do aluno, de sua localidade, de seu país... Seguindo numa crescente do menor para o maior e também calendários, o espaço a natureza e a cultura. Sua proposta se faz interessante ao se pensar no momento de planejamento das aulas, uma vez, que apresenta uma seqüência, uma lógica, uma coerência em o que e como trabalhar, facilitando assim ao professor no momento de planejar suas aulas e transmitir os conhecimentos científicos necessários aos alunos



O diferencial da proposta da Secretaria é que seu campo de visão é mais abrangente na questão de formação de cidadãos críticos e atuantes em seu meio, a proposta é trabalhar além da geografia, é estudar a natureza e a sociedade, desta forma trabalha-se ciências, história e geografia interligados, fornecendo ao aluno infinitas possibilidades para seu desenvolvimento.

Percebe-se que nesta proposta, os conteúdos científicos são inseridos de forma a criar pontes do aluno ao conhecimento, sendo este aluno parte de todo o processo e agente do mesmo.

Ao se trabalhar o estudo da natureza e sociedade, embasamos nossos alunos para que olhem ao seu redor de forma crítica e saibam se posicionar nos grupos humanos, em suas relações, em sua história com suas formas de organização, e para que além disso, sintam-se preparado e capazes de resolver seus conflitos, em diferentes épocas e locais, observando, estudando, entendendo, discordando ou concordando, logo mudando, transformando, conscientes de seu papel, suas ações e também conseqüências das mesmas. Talvez aqui possamos enfatizar a questão negativa ao se pensar no planejamento destas aulas no momento de transmissão dos conhecimentos, uma vez que nessa proposta não existe uma separação clara e objetiva de como e o que se trabalhar, resultando num maior exigência do professor para saber distingui-las e ao mesmo tempo interligá-las de modo que não venha a desfavorecer o aluno e prejudicá-lo em seu desenvolvimento.

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