ALUNAS: Jacqueline E. Carneiro e Luciandréa Camargo
: 1º ANO DO 1º CICLO (6 ANOS) CONTEÚDO: Saúde e qualidade de vida: hábitos de alimentação saudável: verduras, legumes e frutas, releitura de obra de arte
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Arte, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade (ciências)
OBJETIVOS:
- Desenvolver a consciência de bons hábitos alimentares
- Diferenciar frutas, verduras e legumes
- Estimular a criatividade e raciocínio do aluno
- Trabalhar noção de algumas cores
DESENVOLVIMENTO Iniciaremos com uma roda de conversa, indagando sobre o que o aluno e seus familiares costumam e gostam de comer, o que é alimentação saudável e o gosto pelas frutas, verduras e legumes.
• 1º atividade: Texto coletivo, onde o professor será o escriba e os alunos farão o registro no caderno (indagar questões como: o que é alimentação saudável, por que é importante ter uma alimentação saudável, diferenças entre: VERDURAS que são caules e folhas como alface, agrião, brócolis, etc.). FRUTAS que são alimentos que oferecem variedades de sabores, aromas e propriedades nutricionais, como laranja, morango, melancia e LEGUMES que são raízes (cebola, cenoura)
• Aplicar 2º atividade impressa
ENUNCIADO: Aprendemos que é muito importante ter uma alimentação saudável para crescermos fortes e nos desenvolvermos, fizemos um texto coletivo sobre as verduras que possuem caules e folhas como, por exemplo, o alface, sobre as frutas que possuem muitos nutrientes como, por exemplo, a laranja e também sobre os legumes que são as raízes como por exemplo a cenoura e que todos são muitos importantes para nossa alimentação, agora vamos desenhar e pintar as frutas, verduras e legumes que mais gostamos?
• Brincar do jogo da memória utilizando a imagem da onça: em suas pintas teremos figuras de frutas, verduras e legumes, aqui também utilizaremos cores diferentes nas pintas intencionalmente para se trabalhar as cores, dispor um tempo para o aluno brincar e interagir:
JOGO DA MEMÓRIA (em anexo)
• Apresentar para analise dos alunos a obra do pintor Arcimboldo Giuseppe (em anexo) e propor uma releitura:
Enunciado: Conhecemos a obra do pintor Giuseppe Arcimboldo, nela pudemos observar que o pintor utilizou frutas, verduras e legumes em sua construção, agora é a sua vez! Logo abaixo temos várias figuras de verduras, legumes e frutas, vamos colorir recortar e montar nossa própria obra de obra de arte?
• Pediremos aos alunos previamente uma fruta de sua preferência, onde faremos juntos, uma deliciosa salada de frutas
RECURSOS: Cartaz para compor texto coletivo, atividades impressas, fita adesiva para colagem de cartaz e desenhos releitura, onça em cartolina para jogo da memória, cola, lápis de cor, tesoura e frutas
AVALIAÇÃO: Será realizada pela participação, compreensão e assimilação na realização das atividades propostas
REFERENCIAS
• www.profjuce.blogspot.com.br, acesso em 07/05/2011
• SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, Caderno Pedagógico: Ensino Fundamental, 2008, Ed. Propess Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário