sábado, 28 de maio de 2011

JOGOS DE MOVIMENTO

METODOLOGIA ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A
JOGOS DE MOVIMENTO

MEU ESPELHO

Formação: em duplas.

Desenvolvimento: O professor explica que uma das crianças será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo gesto que um fizer, seu par deverá imitá-lo. O professor dá um sinal de início para começar a brincadeira. Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para deixar a brincadeira mais divertida. Depois, o professor pedirá para que as crianças troquem os papéis.

O BARBANTE MALUCO

Formação: duas equipes de crianças em fila e dois rolos de barbante.

Desenvolvimento: Explicar a brincadeira antes. Ao sinal do professor, a primeira criança de cada equipe, passará o barbante pela sua cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o mesmo, e assim por diante, até chegar à última criança da equipe.

Quando a última terminar, começará a desenrolar o barbante da cintura, enrolando-o outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar de novo na primeira criança. Será vencedora a equipe que apresentar ao professor o rolo de barbante novamente enrolado.

MAQUINISTA DO TREM

Objetivos: Experimentar giros, mudanças de sentido e de direção; coordenar deslocamentos próprios com os do grupo; ter a capacidade de dirigir e de acompanhar os outros; aprender a mudar de papel com a rapidez de um estímulo.

Desenvolvimento: pandeiro (material). Formam-se grupos de 5 ou 6 crianças. Com uma criança atrás da outra, cada grupo simula ser um trem, com um maquinista na frente.

Cada trem se deslocará por todo o espaço, livremente, acompanhando o ritmo marcado pelo pandeiro. O adulto anunciará mudanças de direção, indicando quando girar para um lado ou para o outro, quando andar reto para frente ou para trás, etc. Ao sinal "mudança de maquinista!", o trem girará sobre si próprio e haverá uma mudança de sentido na direção do trem. O último vagão passará a ser o maquinista

O BALÃO NÃO PODE CAIR...

Objetivos: reforçar o equilíbrio com diferentes pontos de apoio do corpo; adequar as posturas para bater; sincronizar o movimento de queda do balão com o movimento de coordenação óculo-segmentário (bater no balão com alguma parte do corpo).

Desenvolvimento: Encher balões coloridos (bexigas de borracha). As crianças se colocarão livremente no espaço, de forma que uma não interfira na atividade da outra. Se quiser, pode usar uma música para alegrar a atividade.

Com um balão na mão, cada criança experimenta movimentá-lo batendo de diferentes maneiras e com maior número de partes do corpo, tentando evitar que ele encoste-se ao chão. Cada um deve prestar atenção em seu balão, sem bater nos outros

MACADO DISSE...

Objetivo: Trabalhar o esquema corporal e desenvolver a percepção auditiva.

Como brincar: As crianças ficam em fila, uma ao lado da outra, de frente para quem comanda a brincadeira.

O professor (a) diz:

- Vocês só devem fazer o movimento quando eu falar "macaco disse".

Em seguida, o professor (a) dirá (fale frase de cada vez e espere as crianças realizarem o movimento):

- Macaco disse: mãos na cintura.

- Macaco disse: mãos na cabeça.

- Macaco disse: faça careta.

- Macaco disse: pule para trás.

De vez em quando, diga o comando sem começar com "macaco disse", pois sem o comando o movimento não deverá acontecer.

PS: Pode-se usar um fantoche (ou macaquinho de pelúcia) para ajudar na brincadeira. Quando não falar "macaco disse", coloque o boneco atrás de você



REFERÊNCIA: Blog de Ivanise Meyer – Baú de Idéias, retirado em 28/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário