sexta-feira, 13 de maio de 2011

Solução para diplomas da Vizivali terá cadastramento e complementação

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) definiu ações concretas para resolver o problema dos diplomas da Faculdade Vizivali. A Seed vai abrir um cadastramento, em breve, na sua página na internet, que deverá ser preenchido por todos os professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docência da Vizivali.
A solução para o caso foi discutida durante uma reunião realizada na terça-feira desta semana, dia 10, com técnicos da Secretaria de Estado da Educação e representantes das universidades estaduais do Paraná.
Ficou acertado que haverá um aproveitamento e complementação dos estudos da Vizivali. Para aqueles que fizeram complementação em outras instituições de ensino superior, como no caso da Universidade Castelo Branco (UCB) e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), a Seed deve aceitar os diplomas expedidos por essas instituições de imediato, sem necessidade dos professores fazerem novos estudos.

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) se mostrou confiante com a boa vontade de todos os setores envolvidos nesse processo para se chegar a um consenso definitivo. “A solução apresentada pela Seed é a concretização das propostas que defendemos desde o governo anterior, reconhecendo a complementação da UCB e ULBRA, e os estudos feitos pelos professores, ofertando uma complementação mais curta”, declara Péricles.
Segundo o deputado os professores merecem um desfecho urgente desse caso para que conquistem seus diplomas de graduação. Todos receberão o diploma de pedagogos.

Complementação
Deputado Péricles (dir.) pede urgência na solução dos diplomas da Vizivali, em reunião com o secretário etadual de Educação, Flávio Arns (esq.)
De acordo com a Seed, esse cadastramento é necessário para conhecer o número total de participantes do Programa, além de fazer um mapeamento das regiões onde se concentram os professores para verificar quantos polos serão necessários disponibilizar. Essas informações servirão para que as universidades estaduais também organizem a metodologia de trabalho.

A carga horária também não está fechada, mas o tempo da complementação será de no máximo um ano, com 1.300 horas-aula e previsão de início em agosto desse ano. Essa carga horária poderá ser reduzida, pois as universidades estaduais terão autonomia para analisar o currículo de cada professor para fazer aproveitamento de disciplinas.
A Seed está trabalhando em algumas questões técnicas para consolidar todas as medidas apresentadas nos próximos dias.
Um termo de ajuste de conduta que deverá ser homologado pelo Estado também está sendo esperado pelos professores para garantir seus direitos, como de assumir vaga em concurso, avanço na carreira e estabilidade nos empregos até receberem seus diplomas.

Péricles destaca que os professores merecem toda consideração, pois tiveram boa fé ao se inscreverem no Programa da Vizivali, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. “Continuaremos defendendo o caso na Assembleia, acompanhando cada nova decisão”, finaliza o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário