sábado, 20 de agosto de 2011

ALEXANDER S. NEILL

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A

ATIVIDADE AVALIATIVA “4” – ALEXANDER S. NEILL
‘... Você concorda com essa linha de pensamento? Acredita que a criança não precisa do acompanhamento de uma pessoa mais experiente para seu desenvolvimento? Elabore um texto justificando sua resposta”:



Todos nós precisamos “de algo” ou “alguém que nos direcione, a grande questão é não exagerarmos nos extremos, não se pode abandonar por completo o aluno esperando o despertar de seus interesses, mas também não podemos impor formas rígidas e tradicionais na educação, assim como em todos os outros setores da vida do homem, da sociedade, vale o bom senso, a mediação, o mesclar, mesclar de formas, idéias e maneiras.

Concordo que as crianças nascem abertas ao novo, são sensatas, são realistas, boas e criativas, porém a maioria começa a ser podada pelo adulto que lhe incute a idéia de que ela possui barreiras, que ela não pode, bitolando-a, alienando-a, onde esta criança acaba por descobrir o medo e o sentimento de inferioridade, tornando-se cada vez mais dependente de pessoas que lhe digam o que fazer.

O bom professor sabe disso, sabe trabalhar saindo e entrando de cena quando preciso for, respeita a individualidade, as diferenças e o modo de pensar de seus alunos, cria situações que sempre favorecem seu alunado, fazendo-os sentirem-se capazes, mais do que uma pessoa experiente, o aluno precisa de uma pessoa sensata ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário