Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A
ATIVIDADE AVALIATIVA “5” – ANTON MAKARENKO
‘... Será que as crianças e jovens atuais conhecem de fato o significado de grupo? Ou a idéia de coletivo é abstrata? Os jovens se sentem responsáveis pela escola e pelo bem estar de seus colegas? Estamos realmente educando para a colaboração e a solidariedade? Estamos sendo permissivos demais? Como atingir o equilíbrio entre limites e liberdade? Após ter refletido as questões acima, organize 5 sugestões de como você trabalharia a questão de limite em sala de aula”:
• Reaproximação com os pais, buscando parcerias através de encontros, palestras, reuniões, troca de experiências com outros pais, fortalecendo-os para exercer a educação moral em casa,
• Escola (professor, diretor, coordenador) devem se mostrar coesos e transparentes, trabalhando dentro de um espírito de equipe e fazendo valer normas e regras para todos sem distinção, essa postura gera confiança, o aluno percebe uma escola séria, bem definida e passa a respeitá-la.
• Professores bem formados, que dominam conteúdo, com bom relacionamento com os alunos, com muita didática e autoridade, mas, sem deixar de ser afetuoso e respeitoso,
• Aluno entender a conseqüência de seus atos: se pichou uma parede, deve pintá-la, quebrou uma carteira, deve consertá-la
• Não estigmatizar alunos, trazer o “aluno problema” para perto, atribuir-lhe funções, solicitar sua ajuda, incentivá-lo, mostrando ao próprio aluno o seu lado bom de estudante, mostrando que o mesmo pode ser útil,
• Diálogo sempre!
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