sábado, 13 de agosto de 2011

EDOUARD CLAPAREDE

TEXTO: EDOUARD CLAPAREDE (www.revistanovaescola/grandespensadores)

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional


Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A


ATIVIDADE AVALIATIVA “2” – ÉDOUARD CLAPARÉDE


‘... Faça uma pesquisa sobre a teoria Darwiniana relacionando com a proposta de educação de Edouard Claparede”:



Darwin estudando seu próprio filho, através de observações e anotações, acaba por demonstrar como acontece o desenvolvimento das crianças. Claparede em uma de suas falas concorda com tal procedimento de Darwin dizendo: “para se entender de horticultura precisamos estudar as plantas, então é claro que para entendermos e desenvolvermos crianças precisamos estudá-las.

Uma criança se mostra aberta ao novo, quando este lhe é de seu interesse, cabe então ao professor incitar seus alunos das mais diversas formas de modo que lhe seja interessante e significativo o que será estudado, necessário é que o ambiente seja adequado assim como as plantas que para crescer necessitam de ambientes favoráveis, nutrição e cuidados.

A escola deve estar relacionada à vida, devemos criar pontes entre o conteúdo de sala de aula e o mundo que cerca a criança, aquele que lhe tem significado. Somos sujeitos ativos, se uma escola propõe ensino de forma tradicional, condicionando, podando seus alunos, com certeza será levada ao fracasso, precisamos ensinar nossos alunos de forma diferenciada, seja pela musica, pelo jogo, pelas brincadeiras, pelo teatro, pela experimentação, ou seja, pelo movimento, afinal na vida adulta este mesmo aluno encontrará um mundo em movimento, onde ou se adapta ou se fica a margem da sociedade.

Num futuro não muito distante podemos pensar que as salas de aulas de hoje estarão extintas, afinal não se consegue ensinar de modo igual pessoas diferentes, em níveis e dificuldades de aprendizagem diferenciadas, teremos muito mais salas das que hoje se despontam (sala de classe especial, sala de estudos complementares, sala de recursos, etc.), vindo então de encontro com o pensamento de Claparede.

Para viver precisamos nos adaptar, o papel da escola é preparar alunos que se percebam em interação com o outro e com o mundo, entendendo que o mundo é movimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário