sábado, 13 de agosto de 2011

HENRI WALLON

TEXTO: HENRI WALLON (www.novaescola/grandespensadores)

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional


Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A


ATIVIDADE AVALIATIVA “3” – HENRI WALLON



‘... De maneira não tradicional, descreva em breve palavras como isso aconteceria em sala de aula, que procedimentos você realizaria para que a aprendizagem acontecesse realmente”:



• ABRIR ESPAÇO PARA O ALUNO: O aluno deve sentir-se parte do processo escolar, deve ser estimulado a se expressar, deve ser ouvido, entendido dentro do seu modo de expressão, e suas opiniões, sugestões devem ser pensadas e organizadas de modo que possam ser trabalhadas em forma de conteúdo cientifico, é o aluno que nos fornece indícios do que lhe é significativo na aprendizagem.

• AMBIENTE PROPÍCIO: A escola, a sala de aula e o professor, devem preparar-se para fornecer o máximo de situações de aprendizagem e que a escola faça pontes entre o mundo que cerca seu alunado.

• VALORES: Dentro do conceito de interdisciplinaridade, não só teoria, mas na prática efetiva, alunos devem ser vistos não como partes mas como um conjunto, um todo, não só seu intelectual (cérebro) mas corpo, emoção, deve-se brincar, jogar, dramatizar, negociar, debater, expressar, argumentar e acima de tudo o respeito e o pensar no outro deve prevalecer ao se ensinar



É nítido que o pensar no outro numa sociedade capitalista, onde os que colocamos no poder só pensam e agem em função de seus interesses, acabam por refletir na educação, um professor não valorizado, resulta infelizmente muito das vezes em alguém que não valoriza, mais importante que termos essa consciência é termos a crença de que se prepararmos melhor nossos alunos efetivamente, tornando-os cérebros pensantes e pessoas humanas, num futuro próximo teremos uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário