sábado, 20 de agosto de 2011

PLANO DE TRABALHO - ciclo do Café no Paraná

ESTÁGIO SUPERVISIONADO /PLANO DE TRABALHO


ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A

PLANO DE TRABALHO/REGÊNCIA

ESCOLA: Terezinha de Jesus Barreto
TURMA: 4º ano
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem oral e escrita, Estudos da Natureza e Sociedade e arte
CONTEÚDO: Ciclo do Café no Paraná
OBJETIVOS:
• Conhecer sobre o café (planta, grão e o processo pelo qual passa até chegar aos nossos lares)
• Assimilar fatores que ocasionaram o ciclo do café
• Perceber as regiões povoadas pelo ciclo
• Refletir sobre conseqüências deste ciclo na região
DESENVOLVIMENTO
Iniciarei minha aula mostrando aos alunos um pé de café, questionando:



• Quem conhece?

• Que planta é?
Mediante as respostas obtidas caso não sejam corretas, informarei que se trata de um pé de café.
Na sequência mostrarei: o grão do café, a peneira que se utiliza para limpa-lo, o torrador e o pó do café em si, explicando resumidamente o processo desde o plantio, colheita até chegar as nossas casas, questionando:
• Quem gosta de tomar café?
• Pessoas da família costumam tomar um cafezinho? Em que horário?
• Quais as marcas de café que podemos encontrar nos supermercados ou que as famílias utilizam?
Convidarei os alunos a assistirem o vídeo/documentário: “Café passado agora”:


Após assistirmos o documentário, faremos através de uma roda de conversa, questionamentos:

• Do que fala o documentário?
• Quem são as pessoas que aparecem no documentário?
• Porque as pessoas vieram plantar café aqui no Paraná?
• Qual o fator importante que acabou prejudicando a plantação e desmotivando a muitos trabalhadores rurais?
• Com a perda das plantações do café, o que ocorreu com as pessoas do campo? Por quê?
• As pessoas que ficaram iniciaram outras culturas, quais foram?
Em seguida, entregarei um texto informativo, impresso, aos alunos, faremos a leitura por parágrafos, explicando se necessário, as duvidas e questionamentos que possam surgir, como por exemplo, o significado da palavra “ciclo” (Um período, tempo, em que o café era a plantação mais importante e lucrativa). O texto será anexado ao caderno do aluno.
TEXTO: Ciclo do Café

Durante muito tempo, o café foi à atividade econômica mais importante não só para o Paraná como também para o Brasil.
A plantação de café no Paraná teve início em 1920, mas só em 1960 é que nosso Estado liderou a produção de café no País.
Desde a época em que o Brasil pertencia a Portugal, o café já era a maior riqueza do país. Porém, só com a descoberta da terra roxa, no norte do Paraná, é que a lavoura cafeeira realmente ganhou um grande impulso.
A vinda de agricultores paulistas e mineiros, para explorar as regiões de solo de terra roxa, fez com que o norte paranaense fosse sendo, aos poucos, ocupado.
Essa ocupação ocorreu em três fases. Na primeira delas, que durou de 1860 a 1920, foi ocupado o chamado Norte Velho, compreendendo a divisa nordeste com o Estado de São Paulo indo até a cidade de Cornélio Procópio.
Cidades como Jacarezinho, Tomazina, Santo Antonio da Platina foram fundadas nessa época.
A segunda fase, conhecida como Norte Novo de 1920 a 1950, fez a ocupação de Cornélio Procópio até o Rio Ivaí. Nesse período foram fundadas as cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Maringá e Apucarana.
Na ultima fase, denominada Norte Novíssimo (de 1950 a 1960), foi povoada a região entre os rios Piqueri e Ivaí, com a fundação de cidades como Umuarama, Xambrê, Rondom e Cruzeiro do Oeste.
Com o café, surgiram novas indústrias, houve um aumento da imigração, com estrangeiros de várias nacionalidades, vindo trabalhar na lavoura, além de terem surgido novas estradas, para auxiliar o transporte da produção.
CURIOSIDADE: Terra roxa é um tipo de solo muito fértil, adequado para o cultivo de café.

Fonte = EITEL, Lucia da Silva, Conhecendo o Paraná, editora Ática.

Para a próxima etapa será feita as atividades para assimilação do conteúdo trabalhado.
1)Hoje aprendemos sobre o Ciclo do Café no Paraná, baseado nas informações, documentário e texto vamos agora resolver a cruzadinha abaixo?

HOJE APRENDEMOS SOBRE O CICLO DO CAFÉ NO PARANÁ, BASEADO NAS INFORMAÇÕES, DOCUMENTÁRIO E TEXTO VAMOS AGORA RESOLVER A CRUZADINHA ABAIXO:


1) Atividade econômica mais importante durante muito tempo no Paraná:
2) Com os plantios de café surgiram novas:
3) Cidade fundada nesta época da 1º fase:
4) Cidade fundada na época da 2º fase:
5) Região ocupada no Paraná para plantação de café:
6) Com o café surgiram novas________para auxiliar no transporte da produção
7) Tipo de terra boa para plantação do café:
8) Na ultima fase conhecida como norte novíssimo fundou-se a cidade de:
9) Com o café houve um aumento da:
10) A ocupação da região norte ocorreu em 3:
11) O café era a maior _____ do País.


Após tempo para realização da atividade farei a correção no quadro negro com a participação dos alunos

2) Conduzirei a segunda atividade que será uma síntese coletiva, esta será registrada por mim no quadro negro e pelos alunos no caderno.
3) Complementando o conteúdo mostrarei a imagem da obra “O café” de Candido Portinari aos alunos para que possam observar a cena de uma colheita típica de café. Em seguida os alunos farão uma releitura da mesma, aproveitando o momento informarei dados sobre o autor.

• Em 1903 - Nasce em Brodósqui (Brodowski), perto de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no dia 13 de dezembro, filho de imigrantes toscanos que trabalhavam na lavoura de café.

• Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada O CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.
• Em 1962 morre no Rio de Janeiro, em 6 de fevereiro em conseqüência da progressiva intoxicação

Para encerrarmos o assunto será servido um café cremoso para os alunos.

RECURSOS
Pe de café, semente(grao de café), torrador, peneira, pó de café, cartaz, datashow, vídeo, texto, quadro negro, caderno, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, obra de Candido Portinari, café cremoso.
AVALIACAO = Será concomitante.
REFERENCIA
• Caderno Pedagógico - SME - Telêmaco Borba - Pr.
• EITEL, Lucia da Silva, Conhecendo o Paraná, Ed, Atica – SP
• www.youtube.com\ http://youtu.be/QaRkbIE7GdA - Cafe passado agora
• http://www.culturabrasil.org/portinari.htm



LEMBRANCINHA:








2 comentários:

  1. Muito legal obrigado por compartilhar suas ideias.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA ESSA MATÉRIA!!! AMEI!!! ESTAVA PRECISANDO DE ALGUMAS IMAGENS PARA COMPLEMENTAR MINHA MATÉRIA RSRS, OBRIGADA

    ResponderExcluir