sábado, 13 de agosto de 2011

PLANO DE AULA CIÊNCIAS: O homem e as relações presentes na natureza: ar

METODOLOGIA ENSINO DE CIÊNCIAS

ALUNAS: Luciandréa Camargo e Jacqueline Evangelista – 3º N.A
TURMA: 3º série do 2º ciclo

CONTEÚDO: O homem e as relações presentes na natureza: ar

OBJETIVOS:

• Perceber a presença do ar,

• Entender a diferença de gás carbônico e oxigênio no processo da respiração

• Vivenciar o ar em movimento através de exemplo (ventilador)

• Compreender a existência do ar em forma cientifica

• Demonstrar o conhecimento alcançado através de registro de experiências

DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos entregando um balão para cada aluno encher, após faremos questionamentos:


  • O que fez o balão encher? R: Ar
  • De onde vem o ar? R: dentro do corpo, e que esse gás recebe o nome de gás carbônico, usaremos um cartaz para inserir o conteúdo ar, explicando processo de respirar/inspirar.

Questionaremos outras situações onde podemos perceber a presença do ar (empinar pipa, secar roupa...). Demonstraremos através de um ventilador o vento.

Vento: ar em movimento.

Entregaremos um texto informativo referente ao assunto fazendo uma leitura coletiva, onde aproveitaremos para explicar o termo “atmosfera” que aparece no texto.

TEXTO: EXISTÊNCIA DO AR


A Terra está envolta por uma camada de ar chamada atmosfera. Sem essa camada de ar não seria possível a vida na Terra.

O ar é invisível, não tem forma definida e esta em toda parte: na água, no solo, nos vegetais, no corpo dos animais, no nosso corpo e até dentro dos objetos. O ar puro não tem cor, nem cheiro, nem sabor.

Percebemos a existência do ar através da nossa respiração, do vento, quando ele balança os galhos das árvores e a roupa no varal, quando infla a vela dos barcos ou faz a pipa ficar no alto, ou quando agita os nossos cabelos.

O ar é necessário para a vida das pessoas, dos animais e das plantas.

Obs.: O Planeta está envolvido por uma camada de ar chamada atmosfera, o ar da atmosfera é formado pelos gases nitrogênio, gás carbônico e vapor de água, além de uma quantidade menor de outros gases, a atmosfera protege a Terra do excesso de certos tipos de raios solares prejudiciais ao seres vivos.


Após convidaremos os alunos a realizar a experiência “ O balão que não rebenta”.


Finalizaremos entregando aos alunos uma folha impressa onde irão registrar as experiências realizadas em sala de aula.

ATIVIDADE SOBRE A EXISTENCIA DO AR


ALUNO:______________________________________________________

VOCÊ OBSERVOU ATENTAMENTE AS EXPERIÊNCIAS? VAMOS ESCREVER O QUE ACONTECEU EM CADA UMA DELAS FAZENDO UM DESENHO REPRESENTATIVO:



Experiência de encher o balão

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Experiência “Balão que não rebenta”



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Experiência sobre o ar que você conhece



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




RECURSOS: Balão, cartaz, ventilador, texto e atividade impressa



AVALIAÇÃO: Será realizada através da participação e realização das atividades propostas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário