quinta-feira, 19 de abril de 2012

FENÔMENO BULLYING

O que é o bullying? Como identificar a vítima? Quais os tipos de vítima? Como saber quem são os agressores? Existem sequelas deixadas por essa ação para a vida adulta? Segue algumas pontuações de Tadei (2012) sobre o assunto para que se efetive a ação dentro do ambiente escolar.
                    Ressaltamos que o bullying sempre existiu nas escolas, “[...] porém há pouco mais de 30 anos é que começou a ser estudado com parâmetros científicos, como fenômeno psicossocial e recebeu um nome específico” (FANTE; PEDRA, 2008).
                   O termo bullying é de origem inglesa e tem sido utilizado para descrever atos de violência, física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticado por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, que tem por objetivo a agressão a um sujeito incapaz de se defender (DREYER,2010).
O bullying é um exemplo desse tipo de violência. O agressor ou bullie tende a agir de maneira tirana exibindo ações como: [...] colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences (ABRAPIA, 2010, p. 3).
                     Segundo Silva (2010, pp. 23-24) cinco são os eixos amplos para o ataque às vítimas: 1) verbal; 2) físico e material; 3) psicológico e moral; 4) sexual; e 5)virtual.

Quanto ao eixo um, os ataques usualmente compreendem: insultar, ofender, xingar, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos, fazer piadas ofensivas, “zoar”.

O eixo dois abrange: bater, chutar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima, atirar objetos contra a vítima.

No eixo três, temos as ações de: irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar, ignorar, desprezar ou fazer pouco caso, discriminar, aterrorizar ou ameaçar, chantagear ou intimidar, tiranizar, dominar, perseguir, difamar, passar bilhetes entre os colegas de caráter ofensivo; fazer intrigas,fofocas ou mexericos (mais comum entre as meninas).

Quanto ao eixo quatro, temos o abuso, a violência, o assédio e a insinuação. São comportamentos desprezíveis que ocorrem entre meninos com meninas e meninos com meninos.

O quinto e último eixo, diz respeito ao bullying virtual, que ocorre pelos meios tecnológicos de comunicação (celular e internet), com a disseminação de calúnias e difamações, é o ciberbullying.

Pesquisas apontam ainda para o despreparo docente para lidar com a temática, optando, muitas vezes, pelo silêncio e pela não ação (BEAUDOIN; TAYLOR, 2006). Esse despreparo evidencia-se pela falta de conhecimento e possibilidades de intervenção quando da constataçãodo bullying.

Tadei conclui o tema pontuando que a tarefa essencial considerada para nós educadores seria a de conseguirmos identificar os agressores para então tentarmos implantar um plano de ação. Essa atividade é, contudo, muito difícil de ser desenvolvida, mas não é impossível de ser colocada em prática. Precisamos ter a consciência de que essa é uma situação crescente e alarmante, que se não controlada pode se tornar um problema ainda mais endêmico nas escolas de todo o mundo.

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