Trabalhamos o tema relações humanas no ambiente escolar. Ao lidarmos com essa temática, nossa intenção foi a de mostrar aos futuros professores que o ser humano é um todo (cognição, pensamento, emoções, afeto etc.). Imaginem a seguinte situação: a criança recusa-se a falar em sala de aula. A mesma não tem problema algum no aparelho auditivo. Recusa-se a interagir com as demais crianças, e quando a professora dirige-se a ela, a criança tapa os ouvidos em sinal de negação à escuta. Tomando como base as discussões realizadas até o momento, defina como o professor deveria agir nessa situação.
"Alfabetizar emocionalmente um filho ou um aluno, abrange compreender também seus sentimentos auxiliando que ele também os compreenda. Entendemos que o adulto é a referência na relação com as crianças, é dele que vem a confiança para a execução de tarefas simples, ou ainda, é do adulto que vem a constituição do processo de confiança da criança em si mesma." (Tadei, 2012, p. 31)
Para que um professor possa sentir-se a vontade para atuar de forma assertiva nesta situação, o mesmo deve primeiramente conhecer sobre o desenvolvimento humano, sobre como portar-se no estabelecimento de relações, pois como pontua Tadei (2012, p.21), "...onde temos duas pessoas ou mais estabelece-se ai uma relação". Ressaltando que esta relação deve ser de qualidade, é não enxergar um aluno problema, mas um aluno com uma dificuldade que cabe a ele professor auxiliar, enxergando neste aluno seus pontos positivos, sem rotulá-lo. Para tanto deve usar da comunição, principalmente o saber ouvir, e das diversas técnicas como a exemplo a contação de histórias, de modo que este aluno se perceba parte do ambito escolar, ou seja, de sua sala de aula, de seus colegas...que este se perceba aluno e que precisa do outro, logo do grupo.
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