terça-feira, 17 de abril de 2012

Relações humanas para a formação do Pedagogo

Trabalhamos durante as aulas a relevância do tema relações humanas para a formação do pedagogo, pois o referido profissional lida com situações permeadas por seres humanos dos mais distintos contextos. Nesse sentido, aponte soluções para a seguinte questão: Maria Clara tem dificuldades de interação com os colegas de sala de aula. A professora Antônia, que assumiu a turma do segundo ano há poucas semanas, já observou essa dificuldade da aluna. Como a professora poderia organizar atividades que proponham a melhora no relacionamento da turma atingindo de maneira pontual o caso de Maria Clara? Explicite de forma argumentativa tendo como base os estudos realizados na disciplina.


 O primeiro passo é enxergar nesta aluna seus pontos positivos, tendo plena certeza em suas potencialidades, entendendo que mais importante que transmitir conhecimentos é respeitar o desenvolvimento próprio de seu aluno, favorecendo todos os métodos e mecanismos que lhe possam dentro do seu tempo favorecê-lo no processo de aprendizagem, desta forma penso que alguns passos poderão, e ou serão necessários ser seguidos, tais como:

• Levantamento quanto à professora anterior, suas observações, anotações e pontuações referentes à turma no geral e em especial a aluna Maria Clara,

• Criar ambiente favorável, utilizando de técnicas, jogos, brincadeiras possibilitando uma maior interação entre aluno/aluno e aluno/professor, sempre observando, refletindo, interferindo, de forma a entender como se estabelece as relações dessa turma, de modo a se trabalhar amplamente o “lidar” com sentimentos, com a confiança, a necessidade do outro, a aceitação das diferenças...

• Dedicar uma atenção especial para essa aluna, mostrando-se aberta, estabelecendo conversas informais com a mesma,

• Conversar com pais/responsáveis junto com o corpo docente da escola e se necessário for encaminhar para um profissional da área que possa avaliar este comportamento, esta dificuldade da aluna.

Para Piaget, “a aprendizagem ocorre através de um processo de interação da criança com o meio externo”, desta forma é fundamental que a escola, o professor, esteja atento a disponibilizar ao seu aluno condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Se uma criança não encontra os estímulos coerentes e necessários, não conseguirá desenvolver-se plenamente”

Importante ressaltar que para seres humanos não existem fórmulas prontas, que diante da situação de Maria Clara e dos diversos alunos que teremos em nossa vida acadêmica, muitas serão as dificuldades apresentadas, importante é a postura e a consciência do professor, em estar sensível, atento e afetivo na busca do desenvolvimento integral de seus alunos.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber o que está acontecendo, faço EAD e você está postando toda nossa matéria, os dois fóruns do dia 12.04 e agora desta semana? O que está acontecendo, como vc tem acesso, ou a matéria não mudou e vc está colocando o que vc já estudou? Poderia me responder...obrigada Lilian.

    ResponderExcluir
  2. Verdade concordo com a Nicacio Moura...

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna da complementação em pedagogia (Vizivale)

    Grata,

    ResponderExcluir